Primeiro caça Gripen E montado no Brasil será entregue em 2025

Date: Jun 7, 2024
Image title: BRASILIA, BRAZIL - OCTOBER 22: The new Brazilian Air Force aircraft, F-39E Gripen, parks on the runway during the Aviator and Brazilian Air Force Day ceremony amidst the Coronavirus (COVID - 19) pandemic at Aeronautics Air Base on October 22, 2020 in Brasilia. Brazil has over 5.323,000 confirmed positive cases of Coronavirus and has over 155,900 deaths. (Photo by Andre Borges/Getty Images)
Image credit: Andre Borges - 2020 Getty Images
Link: https://economia.uol.com.br/colunas/todos-a-bordo/2024/06/07/caca-f-39-gripen-jaas-saab-embraer-montagem-final-gaviao-peixoto.htm

A montagem do primeiro caça Gripen E, fabricado no Brasil, está chegando à reta final. Segundo a Saab, foram concluídas as principais estruturas da aeronave, incluindo a unidade de armamento, as fuselagens traseira, dianteira e a central das asas. Nessa etapa, também foi realizado o processo de montagem do tanque de combustível.

O processo de finalização é minucioso, com vários pontos críticos. Todo o cabeamento, que soma 35 quilômetros de fiação, e os 300 metros de canos estão sendo instalados no caça. Depois disso, os aviônicos, que são os instrumentos eletrônicos da aeronave, serão dispostos em seus devidos lugares, juntamente com a unidade auxiliar de energia, rádios, motor e outros componentes.

Após essa etapa, a aeronave recebe sua camuflagem operacional por meio de uma pintura especial. Em seguida, o Gripen E é preparado para o voo, com a calibração de diversos sistemas, incluindo os de navegação e de controle do avião.

Com todas as etapas concluídas, o primeiro Gripen E fabricado em território brasileiro tem previsão para ser entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) em 2025. A fábrica em Gavião Peixoto, São Paulo, também está fabricando outra unidade do caça, e uma terceira iniciará sua montagem em julho deste ano.

O Saab Gripen F-39 E representa uma nova era para a aviação de combate do Brasil, trazendo avanços significativos em tecnologia e capacidade operacional. A linha de montagem no Brasil foi inaugurada em maio de 2023 e tem como objetivo a fabricação de 15 das 36 aeronaves contratadas pela Aeronáutica. Para garantir o sucesso da operação, foram realizadas transferências tecnológicas para o Brasil, incluindo a instalação do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto. Essas estruturas permitem que o desenvolvimento do caça na versão brasileira seja adaptado à realidade do país, fortalecendo a indústria de defesa nacional com novas capacidades de produção e fabricação.