Unidos da Tijuca decide não ter rainha de bateria este ano em gesto de solidariedade a Lexa

Date: Feb 10, 2025
Image title: RIO DE JANEIRO, BRAZIL - APRIL 23: Queen of drums, Lexa, from Unidos da Tijuca samba school performs during the Special Group Parade on day four of the Rio de Janeiro 2022 Carnival at Marquês de Sapucaí Sambodrome on April 23, 2022 in Rio de Janeiro, Brazil. Rio de Janeiro's iconic carnival returns to the sambodrome after a two year suspension and postponements due to the coronavirus pandemic. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Image credit: Buda Mendes - 2022 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2025/noticia/2025/02/10/unidos-da-tijuca-nao-tera-rainha-de-bateria-para-o-carnaval-2025.ghtml

Unidos da Tijuca anuncia ausência de rainha de bateria em 2025 em solidariedade a Lexa


A escola de samba Unidos da Tijuca surpreendeu ao anunciar que não terá rainha de bateria para o carnaval de 2025. A decisão foi tomada em solidariedade à cantora Lexa, que ocupava o posto e recentemente passou por um momento difícil com a perda da filha Sofia. O comunicado da escola foi feito após Lexa lamentar a morte da pequena nas redes sociais, e destaca o respeito e consideração à dor da artista, optando assim por não substituí-la na Sapucaí.


Através de uma mensagem publicada nas redes sociais, a Unidos da Tijuca prestou homenagem à Lexa e seu companheiro Ricardo Vianna, expressando seus sentimentos pela passagem de Sofia. A escola relembrou a importância de Oxum, senhora da fertilidade e padroeira da agremiação, além de mencionar o enredo Logun-Edé, dedicado à figura materna. Com palavras de conforto, a escola enfatizou a compaixão, relevância e tributo aos envolvidos, declarando a decisão de não designar uma nova rainha de bateria em prol da empatia e honraria à família enlutada.


"Nossa pequena Sofia será, agora e para sempre, uma estrela a iluminar a vida de seus pais e familiares, e também uma estrela a iluminar os nossos caminhos. E é por respeito, consideração e carinho, que anunciamos a decisão de não estabelecer ninguém a frente da bateria Pura Cadência para esse carnaval, num gesto de empatia, de importância e de homenagem", concluiu a nota divulgada pela Unidos da Tijuca.


A atitude da escola em não substituir Lexa como rainha de bateria reflete o respeito e a sensibilidade diante do momento delicado vivido pela cantora. A solidariedade e o apoio demonstrados pela agremiação ressaltam a importância do acolhimento e da compreensão em momentos de perda e dor, mostrando a união e a empatia presentes na comunidade do samba.