Preço dos alimentos: veja o que baixou e o que subiu com a tensão Brasil-EUA

Date: Jul 29, 2025
Image title: Stock Pictures: Supermarket pictures - crockery, tomato puree, coconut ...
Image credit: bing.com - stockpicturesforeveryone.com
Link: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2025/07/7213174-tarifaco-de-trump-derruba-precos-de-carnes-e-frutas-no-brasil-mas-cafe-dispara.html

O setor agroexportador brasileiro já sente os primeiros impactos da tensão comercial com os Estados Unidos. O anúncio de possíveis tarifas de 50% sobre produtos brasileiros fez com que os preços das carnes e frutas registrassem queda no mercado interno. Por outro lado, o café teve um aumento significativo, refletindo as recentes ameaças do presidente Donald Trump.


De acordo com dados do mercado, entre os dias 24 de junho e 21 de julho, os preços da carne no atacado brasileiro caíram aproximadamente 7,8%. A arroba do boi gordo também teve uma redução de 7,5%. Essa desaceleração segue uma tendência de queda iniciada após um pico de quase 21% no ano passado, intensificando-se com a realocação da produção voltada ao mercado externo.


No caso do café, o cenário é diferente. Os contratos futuros dispararam na Bolsa de Nova York, o que acarretou em um aumento no preço do café também no Brasil. A valorização nos Estados Unidos abre possibilidade para uma nova janela de exportação a preços mais elevados, influenciando positivamente o mercado interno.


Especialistas apontam que a conexão entre os anúncios de tarifas por parte de Trump e as variações nos preços dos produtos é clara. A incerteza em relação aos novos custos esperados e o comportamento do mercado têm impactado diretamente na oscilação dos preços. Ainda que não seja possível cravar uma correlação direta entre os eventos, a expectativa de mudanças nas relações comerciais é um fator determinante nas flutuações de preços.