Polícia Federal prende "Careca do INSS" em operação contra fraudes em aposentadorias

Date: Sep 12, 2025
Image title: Polícia Federal prende "Careca do INSS" em operação contra fraudes em aposentadorias
Image credit: Reprodução/Polícia Federal
Link: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/09/12/pf-prende-careca-do-inss-em-operacao-contra-fraudes-em-aposentadorias.ghtml

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira a prisão dos empresários Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", e Maurício Camisotti, por suspeita de participação em fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação, que faz parte da Operação Sem Desconto, teve dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados de São Paulo e no Distrito Federal.


Segundo as investigações, os empresários são acusados de dificultar investigações, dissipar e ocultar patrimônio, bem como obstruir a apuração dos crimes. Antunes, detido em Brasília, é apontado por movimentar cerca de R$ 9,3 milhões em repasses a indivíduos ligados a servidores do INSS entre 2023 e 2024. Já Camisotti foi preso em São Paulo, e a defesa alega não haver motivos para sua detenção.


Além das prisões, a PF cumpriu mandados de busca na residência e no escritório do advogado Nelson Willians, suspeito de realizar transações financeiras com Camisotti e associações envolvidas no esquema de descontos indevidos do INSS. Durante a operação, foram apreendidos bens como réplicas de quadros, armas e um carro de Fórmula 1.


As investigações apontam que sindicatos e associações descontaram ilegalmente valores de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 6 bilhões. A PF destaca que empresas relacionadas ao "Careca do INSS" atuavam como intermediárias financeiras das associações suspeitas, recebendo recursos desviados e repassando-os a pessoas vinculadas às entidades ou ao INSS. Antunes e Camisotti são considerados operadores do esquema de desvio de verbas de beneficiários do INSS.