Petrobras anuncia redução no preço da gasolina vendida às distribuidoras

Date: Oct 20, 2025
Image title: SAN FRANCISCO - JUNE 27: A gas pump pumps fuel into a car at a Shell service station June 27, 2005 in San Franisco, California. Oil prices reached a record high today, closing at $60.54 a barrel on traders? concerns about strong demand and potential low supplies. The average retail price for all three grades of gasoline hit $2.24 a gallon on June 24, up from $2.16 three weeks earlier. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)
Image credit: Justin Sullivan - 2005 Getty Images
Link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-10/petrobras-reduz-preco-da-gasolina-em-49-partir-de-terca-feira

A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (20) que irá diminuir em 4,9% o valor da gasolina A comercializada para as distribuidoras. O novo preço entrará em vigor a partir desta terça-feira (21). A gasolina A é o combustível puro proveniente das refinarias e que é posteriormente misturado ao etanol pelas distribuidoras, antes de chegar aos postos de revenda para o consumidor final.


Com esta segunda redução no preço em 2025, o acumulado do ano já atinge uma queda de 10,3%, o que corresponde a uma diminuição de R$ 0,31 por litro. Desde dezembro de 2022, a diminuição no preço da gasolina atinge a marca de R$ 0,36 por litro, representando um recuo de 22,4%, considerando a inflação do período.


A iniciativa da Petrobras irá impactar positivamente a inflação do país, uma vez que o preço do combustível é determinante no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indicador oficial da inflação. É importante ressaltar que, apesar da Petrobras ser a maior produtora de gasolina no Brasil, o valor final nas bombas é influenciado por diversos fatores, como custos de frete, mistura com o etanol, impostos e margem de lucro dos postos.


A empresa informou que o preço do diesel vendido às distribuidoras não sofrerá alteração. Desde março deste ano, o óleo diesel já apresentou três reduções, acumulando um recuo de 35,9% desde o final de 2022.