Senadores dos EUA propõem projeto de lei para revogar tarifas de Trump contra o Brasil

Date: Sep 19, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - APRIL 02: U.S. President Donald Trump holds up a chart while speaking during a “Make America Wealthy Again” trade announcement event in the Rose Garden at the White House on April 2, 2025 in Washington, DC. Touting the event as “Liberation Day”, Trump is expected to announce additional tariffs targeting goods imported to the U.S. (Photo by Chip Somodevilla/Getty Images)
Image credit: Chip Somodevilla - 2025 Getty Images
Link: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2025/09/7251796-senadores-dos-eua-querem-derrubar-tarifaco-contra-o-brasil.html

Um grupo de senadores norte-americanos de diferentes partidos apresentou um projeto de lei com o objetivo de revogar as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil. Os parlamentares argumentam que as tarifas de 40% sobre produtos como café e carne bovina estão prejudicando a economia dos Estados Unidos e favorecendo a China. A proposta destaca que o comércio entre os dois países sustenta cerca de 130.000 empregos nos EUA e ressalta que os americanos possuem um superávit comercial com o Brasil.


O senador democrata Tim Kaine criticou fortemente a decisão de Trump de impor as tarifas, descrevendo-as como ultrajantes e motivadas por "mesquinhas vinganças pessoais". Kaine, membro sênior da Subcomissão de Relações Exteriores do Senado para o Hemisfério Ocidental, ressaltou a importância de uma política econômica que considere os melhores interesses dos americanos acima de motivos pessoais.


Enquanto a administração Trump justifica as tarifas como uma medida de proteção à segurança nacional dos EUA, o senador republicano Rand Paul discorda, destacando que o presidente não teria autoridade para impor tais tarifas sem passar pelo Congresso. Paul argumenta que a política comercial deve ser determinada pelo Congresso, e não pela Casa Branca, e ressalta que as leis utilizadas por Trump contornaram a decisão dos senadores.


A proposta de lei conta com a assinatura dos senadores democratas Chuck Schumer, Jeanne Shaheen e Ron Wyden, além de Kaine e Paul. O grupo ressalta que uma guerra comercial com o Brasil prejudicaria ambas as economias e fortaleceria a relação do Brasil com a China.