Ações Europeias abrem com forte alta após acordo comercial entre EUA e UE

Date: Jul 28, 2025
Image title: TURNBERRY, SCOTLAND - JULY 27: President of the European Commission Ursula von der Leyen meets with U.S. President Donald Trump at Trump Turnberry golf club on July 27, 2025 in Turnberry, Scotland. U.S. President Donald Trump is visiting his Trump Turnberry golf course, as well as Trump International Golf Links in Aberdeenshire, during a brief visit to Scotland from July 25 to 29. (Photo by Andrew Harnik/Getty Images)
Image credit: Andrew Harnik - 2025 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/07/28/acordo-uniao-europeia-eua-bolsas-europa.ghtml

As ações europeias abriram em alta nesta segunda-feira (28) com a notícia do fechamento do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos. O presidente Donald Trump anunciou que o acordo prevê a redução das tarifas de importação de produtos europeus de 30% para 15%, com alguns setores estratégicos, como o de peças para aeronaves e produtos químicos, sendo isentos. A abertura do mercado foi marcada por um avanço do índice pan-europeu STOXX 600 de 0,9%, alcançando o valor mais alto dos últimos quatro meses.


O acordo foi celebrado como o "maior já feito" por Trump, assegurando investimentos de US$ 600 bilhões da UE nos EUA, com destaque de US$ 150 bilhões para o setor de energia e a aquisição de equipamentos militares. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a abrangência do acordo em todos os setores econômicos como um impulso à estabilidade e ao reequilíbrio do comércio entre ambas as partes. O documento deve ainda ser submetido à aprovação dos 27 Estados-membros do bloco europeu.


Na Ásia, as bolsas encerraram sem uma tendência definida, enquanto aguardam por mais informações sobre as negociações comerciais entre EUA e China, que prosseguem nesta segunda-feira. A expectativa é de continuidade das discussões visando encaminhar acordos entre as nações. Na China, o índice CSI 300 fechou em alta de 0,21%, o Hang Seng, em Hong Kong, terminou o dia com 0,68% de ascensão, o Kospi, na Coreia do Sul, subiu 0,42%, e o Kosdaq registrou alta de 0,32%.


No cenário econômico mundial, as ações europeias continuam reagindo positivamente à notícia do acordo comercial entre UE e EUA, refletindo otimismo e expectativas de mais estabilidade nas relações comerciais entre os blocos. Empresas dos setores automotivo e farmacêutico apresentaram crescimento, com ações de montadoras como Stellantis, Porsche e Mercedes-Benz registrando valorizações. Ainda são esperados desdobramentos e novas definições após a confirmação e implementação do acordo histórico entre as potências comerciais.