Presidente dos EUA pretende se encontrar com Lula da Silva na Malásia durante cúpula da Asean

Date: Oct 22, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - OCTOBER 20: U.S. President Donald Trump waits for the arrival of Prime Minister of Australia Anthony Albanese at the White House on October 20, 2025 in Washington, DC. Albanese is visiting the U.S. Capital to meet with President Trump and later visit the Pentagon. (Photo by Kevin Dietsch/Getty Images)
Image credit: Kevin Dietsch - 2025 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-esta-interessado-em-reuniao-com-lula-diz-autoridade-da-casa-branca/

Uma fonte da Casa Branca revelou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou interesse em se encontrar com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) que acontecerá na Malásia no fim de semana. A reunião entre os líderes está sendo organizada desde o breve encontro que tiveram durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O governo brasileiro informou que os líderes tiveram uma conversa amigável por telefone, visando melhorar as relações bilaterais.

Lula desembarcou em Jacarta, capital da Indonésia, para o início de sua visita de Estado de quatro dias ao Sudeste Asiático. Durante a estadia, o presidente brasileiro se reunirá com o presidente indonésio Prabowo Subianto, assinando atos e memorandos de cooperação entre os países. O Brasil busca fortalecer relações e ampliar o comércio na região, mapeando oportunidades estratégicas. Em seguida, Lula irá para a Malásia, onde participará da cúpula em Kuala Lumpur e terá encontros com autoridades e empresários locais.

A comitiva oficial do presidente brasileiro é composta pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Durante a visita, Lula também se encontrará com o secretário-geral da Asean para discutir as prioridades da relação entre o Brasil e a organização. A expectativa é que os encontros e acordos estabelecidos impulsionem a cooperação e o desenvolvimento mútuo entre as nações envolvidas.