Funeral do Papa Francisco é confirmado para sábado (26), na Basílica de São Pedro

Date: Apr 22, 2025
Image title: SEOUL, SOUTH KOREA - APRIL 22: People pay their respects in front of a portrait of Pope Francis (C) displayed inside Myeongdong Cathedral on April 22, 2025 in Seoul, South Korea. Pope Francis, the first Latin American and Jesuit pope, died on Easter Monday at the age of 88 at the Vatican's Casa Santa Marta after battling pneumonia and other health issues. His death marks the end of a 12-year papacy characterized by efforts to reform the Church, advocate for the marginalized, and promote inclusivity, and it initiates the traditional process of selecting a new pope. (Photo by Anthony Wallace - Pool/Getty Images)
Image credit: Pool - 2025 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/22/funeral-do-papa-francisco-sera-no-sabado.ghtml

O Vaticano confirmou que a missa fúnebre do Papa Francisco será realizada no sábado, às 5h (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, em Roma. O caixão do pontífice será trasladado nesta quarta-feira para a basílica, onde ocorrerão cerimônias internas antes da visitação dos fiéis. A Santa Missa Exequial será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re às 5h de sábado. Após a cerimônia, o corpo de Francisco será levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.


A Missa Exequial é uma celebração litúrgica católica realizada em momento de funeral, conforme determinado no livro "Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice". O corpo do Papa Francisco será transferido da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro na quarta-feira de manhã, sendo exposto para homenagens do público. A trajetória da procissão incluirá a Praça Santa Marta, a Praça dos Protomártires Romanos e a entrada na basílica pela porta central.


O funeral de Francisco contará com uma série de cerimônias da Igreja Católica para se despedir do pontífice. Prevista para ocorrer entre sexta-feira e domingo, a cerimônia foi confirmada pelo Vaticano para sábado. O Papa faleceu aos 88 anos na segunda-feira, após sofrer um AVC seguido de insuficiência cardíaca irreversível. Autoridades esperam a presença de aproximadamente 200 chefes de Estado e de governo, incluindo os presidentes Lula, Donald Trump, Javier Milei e Emmanuel Macron.


Os integrantes do Colégio Cardinalício iniciaram reuniões no Vaticano nesta terça-feira para definir os detalhes das cerimônias fúnebres. O encontro, chamado de congregação geral, conta com a presença de todos os cardeais, podendo participar até 252 deles. Para a missa fúnebre, o Cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, será o responsável pela cerimônia. O corpo de Francisco será vestido com batina branca e caixão de madeira simples, ficando exposto por três dias na Basílica de São Pedro.