Trump diz estar "decepcionado", mas que ainda não desistiu de Putin após ameaças de sanções à Rússia

Date: Jul 15, 2025
Image title: HELSINKI, FINLAND - JULY 16: U.S. President Donald Trump (L) and Russian President Vladimir Putin arrive to waiting media during a joint press conference after their summit on July 16, 2018 in Helsinki, Finland. The two leaders met one-on-one and discussed a range of issues including the 2016 U.S Election collusion. (Photo by Chris McGrath/Getty Images)
Image credit: Chris McGrath - 2018 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/15/estou-decepcionado-mas-ainda-nao-desisti-de-putin-diz-trump-a-bbc.ghtml

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou em uma entrevista à BBC publicada nesta terça-feira (15) que ainda não desistiu do presidente russo, Vladimir Putin. Horas após expressar sua decepção com Putin e ameaçar Moscou com sanções, Trump afirmou que não confia em quase ninguém, inclusive no líder russo.


Durante o telefonema feito do Salão Oval, Trump anunciou planos de enviar armas para a Ucrânia e ameaçou impor tarifas severas à Rússia caso não houvesse um acordo de cessar-fogo em 50 dias. Além disso, o presidente endossou a Otan, organização que anteriormente descrevia como obsoleta, e reafirmou seu apoio ao princípio de defesa comum da organização.


Trump realizou a ligação telefônica para a BBC após negociações sobre uma possível entrevista em razão do aniversário de um ano do atentado contra sua vida em um comício na Pensilvânia. Perguntado se a tentativa de assassinato havia mudado sua visão, Trump declarou que preferia não pensar nisso e se mostrou determinado em suas ações em relação à Ucrânia e à postura frente à Rússia.