Moraes pede manifestação da PGR sobre prisão de Eduardo Bolsonaro

Date: Oct 2, 2025
Image title: PIRASSUNUNGA, BRAZIL - DECEMBER 04: Federal Deputy Eduardo Bolsonaro looks on during a swearing-in ceremony for new air force cadets on December 4, 2020 in Pirassununga, Brazil. The ceremony is considered the most important of the year at AFA (Brazilian Air Force Academy) and marks the end of the four years of aviation, stewardship and infantry courses. (Photo by Rodrigo Paiva/Getty Images)
Image credit: Rodrigo Paiva - 2020 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/moraes-da-5-dias-para-pgr-opinar-sobre-prisao-de-eduardo-bolsonaro/

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste em até 5 dias sobre os pedidos de prisão preventiva do deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo. A solicitação foi feita após os deputados federais Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, e Talíria Perone, do Psol do Rio de Janeiro, pedirem as medidas. Além da prisão, os parlamentares solicitaram o bloqueio de salários e verbas indenizatórias de Eduardo Bolsonaro.


Os deputados governistas também requereram que o Ministro Alexandre de Moraes determine à Mesa Diretora e ao Conselho de Ética da Câmara a análise imediata dos pedidos de cassação contra o deputado. No documento enviado ao magistrado, os parlamentares afirmaram que a prisão de Eduardo Bolsonaro se faz necessária para garantir a ordem pública e econômica, a instrução criminal e a aplicação da lei penal, diante de suas alegadas atividades ilícitas e manifestações golpistas em território estrangeiro.


Eduardo Bolsonaro encontra-se nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano e foi recentemente denunciado pela PGR pela prática do crime de coação no curso do processo, relacionado à sua atuação no país estrangeiro em favor de seu pai, Jair Bolsonaro. Na terça-feira passada, o STF publicou um edital convocando o deputado para responder à denúncia da PGR em 15 dias. Antes disso, os oficiais de Justiça não conseguiram notificar o parlamentar. O Ministro Moraes julgou que havia obstrução na notificação e optou pela convocação por edital, começando a contagem do prazo para resposta a partir da publicação.


Diante da gravidade das acusações e da solicitação de prisão preventiva, o caso de Eduardo Bolsonaro ganha destaque no cenário político brasileiro. A manifestação da PGR sobre os pedidos de prisão e demais medidas solicitadas pelos deputados será aguardada com atenção pelos envolvidos e pela sociedade em geral. O desenrolar desse processo certamente terá repercussões significativas no cenário nacional.