|
No próximo domingo (5), mais de 760 mil candidatos participarão da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O certame, conhecido como "Enem dos Concursos", oferece um total de 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. A prova será aplicada em 1.294 locais em 228 cidades.
O concurso é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em colaboração com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Para evitar contratempos, os candidatos devem consultar com antecedência o cartão de confirmação, que contém informações como número de inscrição, locais de prova, horários e eventuais solicitações de atendimento especializado.
Os salários iniciais para os cargos variam de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil, distribuídos entre vagas de níveis médio, técnico e superior. Na data da prova, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), com início previsto para as 13h, tanto para os cargos de nível superior quanto para os de nível intermediário.
A prova objetiva será composta por questões comuns a todos os candidatos, como língua portuguesa, raciocínio lógico e atualidades, além de questões específicas de acordo com o bloco temático escolhido. Os aprovados nesta etapa realizarão a prova discursiva em 7 de dezembro de 2025. O acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição pode ser feito no site da Fundação Getúlio Vargas, requerendo o CPF e a senha da conta Gov.br.
A edição de 2025 do concurso será realizada em dois dias de aplicação de provas. A primeira fase, que ocorre neste domingo, contará com 90 perguntas de múltipla escolha para os candidatos de nível superior e 68 perguntas para os candidatos de nível intermediário. Os portões dos locais de prova serão fechados pontualmente às 12h30. |