Aliados de Bolsonaro preocupados com áudio de reunião com diretor da Abin

Date: Jul 11, 2024
Image title: CAMBORIU, BRAZIL - JULY 6: Former President of Brazil Jair Bolsonaro during the Conservative Political Action Conference (CPAC) on July 6, 2024 in Camboriu, Brazil. President of Argentina Javier Milei and former President of Brazil Jair Bolsonaro are leading the 5th edition of the CPAC. It is considered the largest and most influential forum of conservatives and ultra liberals in the world. (Photo by Pedro H. Tesch/Getty Images)
Image credit: Pedro H. Tesch - 2024 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2024/07/11/aliados-de-bolsonaro-estao-preocupados-com-video-de-reuniao-entre-ramagem-e-ex-presidente-sobre.ghtml

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão preocupados com a existência da gravação de uma reunião entre Bolsonaro e o então diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. Essa reunião teria ocorrido com o intuito de discutir uma estratégia para anular as investigações da Receita Federal em relação ao senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente.


O encontro contou com a presença do general Augusto Heleno e uma advogada e teria sido registrado em áudio por Ramagem, mesmo sabendo que a Polícia Federal estava investigando a existência de uma "Abin paralela". O áudio da reunião foi mencionado na quarta fase da Operação Última Milha, que cita a declaração de Ramagem sobre a necessidade de tomar medidas para anular a investigação que envolve o filho de Bolsonaro. Durante a reunião, também teria sido discutida uma estratégia para descredibilizar e afastar os auditores da Receita Federal.


As investigações da Receita tiveram início a partir de um levantamento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que relatou movimentações incompatíveis com a renda do senador Flávio Bolsonaro. O caso se originou após a descoberta da prática de rachadinha no gabinete de Flávio Bolsonaro quando ele ocupava o cargo de deputado estadual.


A Polícia Federal está atualmente periciando o áudio da reunião, que ainda está sob sigilo nas investigações. Alexandre Ramagem é candidato a prefeito do Rio de Janeiro, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, aliados de Bolsonaro questionam se ele continuará apoiando Ramagem diante desse novo panorama.