Reunião entre Trump e Putin no Alasca termina sem acordo de cessar-fogo na Ucrânia

Date: Aug 16, 2025
Image title: ANCHORAGE, ALASKA - AUGUST 15: U.S. President Donald Trump (R) and Russian President Vladimir Putin shake hands at the end of a press conference at Joint Base Elmendorf-Richardson on August 15, 2025 in Anchorage, Alaska. The two leaders are meeting for peace talks aimed at ending the war in Ukraine. (Photo by Andrew Harnik/Getty Images)
Image credit: Andrew Harnik - 2025 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/08/15/trump-e-putin-encerram-negociacoes-no-alasca.ghtml

A reunião entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, realizada no Alasca nesta sexta-feira (15), durou cerca de três horas e terminou sem um acordo de cessar-fogo para a guerra na Ucrânia. O encontro visava negociar um fim para o conflito, porém, Trump anunciou que "nada foi fechado" ao lado de Putin em entrevista à imprensa. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não foi convidado para as conversas.

Durante a coletiva de imprensa, Trump definiu o encontro como "muito produtivo em várias formas" e destacou alguns progressos, apesar da falta de acordo. Ele ressaltou a grave situação na Ucrânia, mencionando as milhares de vítimas do conflito. Os presidentes trocaram elogios e Putin destacou a importância de se considerar as preocupações da Rússia no processo de negociação.

Putin enfatizou que tanto a Rússia quanto os EUA têm interesse em resolver o conflito na Ucrânia, porém afirmou que é fundamental garantir a segurança do seu país para chegar a um acordo duradouro. O presidente russo elogiou os esforços do governo Trump em buscar uma solução para a guerra e ressaltou a importância de retomar relações construtivas entre Rússia, Estados Unidos e Ucrânia.

Após a coletiva, Trump e Putin não falaram com a imprensa e o presidente dos EUA deixou o Alasca e retornou a Washington durante a noite. A reunião, que iniciou com um cumprimento efusivo entre os líderes, contou com uma conversa a portas fechadas, onde estavam presentes autoridades como Marco Rubio e Serguei Lavrov. A expectativa de Putin é que o próximo encontro seja realizado em Moscou.