Record demite repórter que vazou trechos da entrevista com Lula

Date: Jul 18, 2024
Image credit: Reprodução / TV Record
Link: https://news.google.com/rss/articles/CBMigQFodHRwczovL3JldmlzdGFmb3J1bS5jb20uYnIvbWlkaWEvMjAyNC83LzE4L3JlY29yZC1kZW1pdGUtcmVuYXRhLXZhcmFuZGFzLXF1ZS1lc3BlY3Vsb3UtY29tLWRvbGFyLWFvLWVudHJldmlzdGFyLWx1bGEtMTYyMzM5Lmh0bWzSAYEBaHR0cHM6Ly9yZXZpc3RhZm9ydW0uY29tLmJyL21pZGlhLzIwMjQvNy8xOC9yZWNvcmQtZGVtaXRlLXJlbmF0YS12YXJhbmRhcy1xdWUtZXNwZWN1bG91LWNvbS1kb2xhci1hby1lbnRyZXZpc3Rhci1sdWxhLTE2MjMzOS5odG1s?oc=5

A jornalista Renata Varandas foi demitida pela direção da TV Record após antecipar ao mercado trechos descontextualizados da entrevista que fez com o ex-presidente Lula. Renata, que também é sócia da consultoria Capital Advice, prestadora de serviços a investidores, havia sido afastada de suas funções como repórter desde terça-feira (16).


O vazamento dessas informações teria provocado irritação na direção da emissora, pois atrapalhou a principal pauta jornalística da semana. Enquanto especuladores do mercado financeiro já divulgavam trechos da entrevista alegando que Lula estava indeciso sobre cortes de gastos, a Record TV só começou a divulgar trechos da entrevista horas depois.


A Capital Advice, consultoria que diz fornecer "informação e análise política para investidores", divulgou um trecho da entrevista de Lula informando que "o presidente Lula disse que é preciso convencê-lo de que será mesmo preciso cortar entre R$ 15 bi e [R$] 20 bi", sem o contextualizar corretamente.

Essa especulação gerou uma forte alta no dólar e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve de se pronunciar, esclarecendo que a fala de Lula foi descontextualizada. Haddad explicou que o ex-presidente se referia à margem de tolerância estabelecida pelo arcabouço fiscal para a meta de resultado primário. O Ministério da Fazenda também divulgou um trecho em que Lula se compromete com o cumprimento do arcabouço fiscal e enfatiza sua responsabilidade fiscal.


Em nota, a Record informou que desconhecia a ligação da repórter com o mercado financeiro e que tomará as "medidas cabíveis" após apurar os fatos. A emissora condenou qualquer vazamento de informações, principalmente com recortes parciais de entrevistas realizadas por suas equipes.