China adverte os EUA sobre guerra comercial: "medidas firmes e proporcionais"

Date: Oct 12, 2025
Image title: BEIJING, CHINA - MARCH 28: Chinese President Xi Jinping speaks during an international business meeting at The Great Hall Of The People on March 28, 2025 in Beijing, China. Chinese President Xi Jinping hosted the meeting with CEOs from global companies that participated in the China Development Forum held earlier this week. China is aiming to boost ties with global companies as the Trump administration continues imposing tariffs. (Photo by Ken Ishii - Pool/Getty Images)
Image credit: Pool - 2025 Getty Images
Link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/10/china-ameaca-medidas-firmes-e-correspondentes-caso-os-eua-nao-recuem-nas-novas-tarifas.shtml

O Ministério do Comércio da China declarou neste domingo (12) que o país não deseja disputar com os Estados Unidos em uma guerra comercial, porém está preparado para adotar "medidas firmes e proporcionais" caso os americanos não revertam as tarifas adicionais de 100% impostas aos produtos chineses. A pasta enfatizou a importância de corrigir as ações equivocadas e preservar o consenso alcançado nas negociações entre os líderes dos dois países.


As declarações surgiram em resposta ao anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a imposição de novas tarifas de 100% sobre produtos da China a partir do dia 1º de novembro. O Ministério do Comércio chinês destacou que tais ações prejudicam as empresas, abalam o comércio internacional e comprometem a segurança das cadeias globais de suprimentos.


As medidas tomadas pelos Estados Unidos são uma resposta ao aumento do controle de exportação de terras raras implementado pela China, que requer licenças para itens que contenham esses minerais. A China, sendo responsável por grande parte do processamento e extração de terras raras no mundo, enfrenta agora a reação americana, afetando setores como automotivo, defesa e tecnologia.


As tensões comerciais refletem um cenário de confronto entre as duas potências, com Trump ameaçando estender o controle de exportação para incluir até mesmo aviões da Boeing. A China acusou os EUA de adotarem duplos padrões nas práticas comerciais, em um contexto em que ambos os países ampliam o escopo das restrições, impactando setores econômicos vitais. A possibilidade de uma guerra comercial em larga escala preocupa especialistas, trazendo à tona a necessidade de diálogo e entendimento mútuo para evitar maiores conflitos.