Bia Ferreira inicia campanha olímpica com vitória nas Olimpíadas de Paris 2024

Date: Jul 29, 2024
Image credit: Wander Roberto-COB || Miriam Jeske COB || Alexandre Loureiro COB
Link: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/07/29/paris-2024-bia-ferreira-vence-na-estreia-no-boxe-e-esta-nas-quartas.ghtml

A boxeadora brasileira Beatriz Ferreira teve um ótimo começo em sua busca por uma histórica medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024. Nesta segunda-feira (29), ela conquistou uma vitória por decisão unânime sobre a americana Jajaira Gonzalez nas oitavas de final da categoria peso-leve (até 60kg), com placar de 5 a 0.


Após já ter conquistado o cinturão profissional da Federação Internacional de Boxe (IBF) em abril, Bia Ferreira agora almeja se tornar a primeira campeã mundial profissional a conquistar uma medalha de ouro olímpica. Essa possibilidade existe apenas desde 2016, quando a participação de profissionais da modalidade foi permitida nas Olimpíadas.


Para alcançar esse feito, a lutadora precisa vencer mais três lutas. No entanto,  já garante pelo menos a medalha de bronze vencendo a holandesa Chelsey Heijnen nas quartas de final, visto que no boxe não há disputa de terceiro lugar.


"Estamos no jogo. A equipe está bem. Nada melhor e mais justo que começar com duas vitórias pra motivar essa turma que está com muita sede de medalha ", afirmou Bia Ferreira, deixando claro que seu objetivo é a medalha de ouro. Ela ainda espera confrontar sua algoz de Tóquio 2020, a irlandesa Kellie Harrington, na semifinal.


Durante a luta contra Jajaira Gonzalez, Bia demonstrou um jogo ofensivo desde o início. Mesmo enfrentando uma adversária com maior envergadura, a brasileira aplicou bons golpes no corpo e nos cruzados, jogando no contragolpe. Três dos cinco juízes concederam a vantagem para Bia no primeiro assalto.


No segundo assalto, Bia acelerou e acertou diversas combinações de ganchos e diretos, enquanto Jajaira tentava responder, mas sem o mesmo êxito. A brasileira venceu o round de forma unânime, demonstrando sua superioridade na luta.


No último assalto, Jajaira buscou uma reação com fintas, porém Bia se manteve confortável. Ela se movimentava pelo ringue com tranquilidade e desferia bons jabs e cruzados a longa distância. Mesmo quando a americana tentou uma abordagem mais próxima, Bia continuou acertando mais golpes. No minuto final, Jajaira conseguiu acertar um bom direto, mas isso não ameaçou a vitória da brasileira.


Assim, Bia Ferreira inicia sua jornada olímpica com uma vitória convincente, aumentando as expectativas e o entusiasmo em torno de sua possível conquista da medalha de ouro.