Ícone do cinema, Brigitte Bardot é hospitalizada às pressas em Toulon, na França

Date: Oct 17, 2025
Image title: 1960: Sultry French actress Brigitte Bardot in bed. (Photo by Keystone Features/Getty Images)
Link: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/10/17/brigitte-bardot-de-91-anos-e-internada-em-estado-grave-e-passa-por-cirurgia-na-franca.ghtml

A icônica atriz Brigitte Bardot, de 91 anos, foi levada às pressas para um hospital em Toulon, no sul da França, após ser diagnosticada com uma "doença grave", segundo informações divulgadas pela imprensa europeia nesta sexta-feira. A estrela do cinema francês passou por uma cirurgia e permanece internada sob observação médica. Bardot estava em sua residência em Saint-Tropez quando precisou ser transferida de emergência. Atualmente, seu estado de saúde é avaliado como preocupante, conforme relatado por fontes próximas à atriz.


Nascida em Paris em 28 de setembro de 1934, Brigitte Bardot iniciou sua carreira artística no balé clássico antes de ser descoberta pelo cinema. Aos 15 anos, ela já estampava capas de revistas como Elle, e em 1952 estreou nas telonas com o filme "A Garota do Biquíni". No entanto, foi em 1956 que conquistou fama mundial com o filme "E Deus Criou a Mulher", dirigido por seu então marido, Roger Vadim. Este longa, marcado pela sensualidade e ousadia, foi censurado em Hollywood, o que apenas aumentou a popularidade de Bardot.


Descrita como "a mulher que inventou Saint-Tropez", Bardot desafiou padrões conservadores e se tornou um ícone da liberdade sexual feminina. Enfrentando escândalos por onde passava, em 1957 chegou a ser alvo de críticas por parte de líderes religiosos, como padres em Nova York e o Vaticano, que a classificaram como "má influência". No entanto, tais polêmicas apenas geraram mais interesse do público por suas atuações, evidenciando o impacto de Bardot no cenário cultural da época.


Brigitte Bardot dedicou-se ao cinema, atuando em mais de 45 filmes e gravando 70 músicas ao longo de sua carreira. Em 1973, aos 39 anos, a atriz decidiu deixar a sétima arte para focar em sua paixão pelos direitos dos animais. Vegetariana convicta, ela chegou a doar generosas quantias para ajudar cães de rua em Bucareste e se envolveu em causas de proteção animal ao redor do mundo. Em 1986, fundou a Fundação Brigitte Bardot, que promove resgate, proteção e campanhas de esterilização para animais em situação de vulnerabilidade.