Image title: SAO PAULO, BRAZIL - FEBRUARY 19: Revelers look at a cellphone during the annual street block party know as "Explode Coracao" on the third day of Carnival on February 19, 2023 in Sao Paulo, Brazil. According to the São Paulo City Council, during Carnival week more than 500 street blocks (blocos de rua) are held and more than 15 million people are expected to participate in them. Created in 2017, Explode Coracao is one of the most popular street blocks and attracted 150,000 revelers in its last edition, before the pandemic, in 2020. (Photo by Alexandre Schneider/Getty Images) |
Com a chegada do Carnaval, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) alerta para a importância de os foliões tomarem cuidado com possíveis golpes financeiros que costumam ocorrer durante a festa popular. A campanha "Tem Cara de Golpe" da entidade está oferecendo orientações para prevenir fraudes, incluindo dicas para evitar golpes comumente praticados, como fraudes com máquinas de cartões e roubo de informações.
Uma das recomendações em destaque é a atenção redobrada ao adquirir alimentos e bebidas nos blocos de rua. A ABBC orienta para que o próprio dono do cartão faça a transação, evitando entregar o cartão diretamente ao vendedor e redobrando a vigilância em estabelecimentos não habituais. Os golpistas podem se passar por comerciantes, memorizar senhas e até trocar os cartões durante a transação, resultando em prejuízos financeiros para as vítimas.
Outro ponto de alerta é a orientação para não realizar pagamentos se o visor de cobrança da máquina estiver danificado ou ilegível, possibilitando que criminosos insiram valores acima do real. A preferência por pagamentos via celular, por meio de aproximação, é recomendada pela ABBC, pois oferece uma camada adicional de autenticação, como biometria ou senha, antes de efetuar o pagamento, tornando a transação mais segura.
Durante o Carnaval, além dos golpes com as máquinas de cartões, é frequente haver tentativas de roubo de aparelhos celulares, pois os criminosos buscam acesso a informações bancárias. Por isso, é aconselhável utilizar senhas robustas e ativar camadas adicionais de segurança nos aplicativos, como autenticação de duplo fator e biometria. Os foliões também devem estar atentos ao golpe do link falso relacionado à compra de ingressos, onde sites fraudulentos induzem ao pagamento indevido.
Para evitar fraudes com o Pix, a recomendação é estar atento ao valor cobrado pelo produto antes de confirmar a transação bancária. Além disso, a ABBC sugere a restrição dos valores transacionados via Pix, como medida de segurança adicional. Golpes com falsas redes públicas de wi-fi e carregadores de bateria suspeitos também são comuns durante o Carnaval, podendo resultar em roubo de informações pessoais. Utilizar uma bateria extra com carregador próprio é recomendado para maior segurança. |