Gabriel Medina derruba algoz de Tóquio e avança nos Jogos de Paris

Date: Jul 29, 2024
Image title: TEAHUPO'O, FRENCH POLYNESIA - JULY 29: Gabriel Medina of Team Brazil rides a wave during round three of surfing on day three of the Olympic Games Paris 2024 on July 29, 2024 in Teahupo'o, French Polynesia. (Photo by Ed Sloane/Getty Images)
Image credit: Ed Sloane - 2024 Getty Images
Link: https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2024/07/29/gabriel-medinas-nas-oitavas-de-final-do-surfe-nas-olimpiadas-de-paris.htm

O cenário paradisíaco de Teahupoo, no Taiti, é palco das disputas do surfe nos Jogos de Paris 2024. Nesta segunda-feira foi a torcida brasileira que acompanhou de perto a performance de Gabriel Medina.


Medina não decepcionou. Na quinta bateria das oitavas de final, enfrentou o rival Kanoa Igarashi em uma revanche altamente antecipada desde o confronto nas Olimpíadas de Tóquio. Naquela ocasião, o japonês havia levado a melhor, mas desta vez, Medina, tricampeão mundial, mostrou sua supremacia nas ondas.


"Está muito bom o mar. É um sonho disputar as Olimpíadas com um mar desse. Gostaria de agradecer toda a torcida", expressou Medina em entrevista à CazéTV após sua vitória.


A competição começou com Medina demonstrando o porquê de ser considerado um dos melhores surfistas do mundo. Com uma estratégia agressiva, logo pegou uma onda modesta, mas foi apenas o prelúdio do que estava por vir. Em menos de dois minutos, desafiou a maior e mais desafiadora onda do dia, conquistando um impressionante 9,90 dos juízes, a maior nota já registrada na história do surfe olímpico.


Igarashi, por sua vez, tentou uma reação, mas não conseguiu superar a performance de Medina, que, com uma combinação de manobras precisas e uma seleção impecável de ondas, acumulou um total de 17,40 pontos, contra apenas 6,44 do adversário.


A rivalidade entre os dois atletas não se limitou às ondas. Após os incidentes controversos nas semifinais de Tóquio, onde Medina questionou as notas atribuídas a Igarashi, o embate continuou nas redes sociais. Igarashi provocou, postando mensagens em português como "chora, chora, que estou feliz" e "blá blá blá". Medina respondeu criticando a atitude do surfista japonês, destacando a importância de manter a compostura após a vitória.


A jornada de Medina em Paris é um reflexo de sua dedicação e habilidade inigualáveis. Com uma performance que reafirma seu status como um dos grandes do esporte, Medina não só avançou nas competições, como também solidificou seu legado no surfe olímpico.


Olhando para o futuro, as expectativas em torno de Gabriel Medina permanecem altas.