Caso Master: Dias Toffoli convoca acareação entre Daniel Vorcaro e ex-presidente do BRB

Date: Dec 24, 2025
Image title: Caso Master: Dias Toffoli convoca acareação entre Daniel Vorcaro e ex-presidente do BRB
Image credit: Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Link: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/12/24/stf-acareacao-vorcaro-ex-presidente-brb.htm

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli ordenou uma acareação entre o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do BRB (Banco de Brasília) Paulo Henrique Costa, e o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, dia 30, às 14h. A acareação tem como objetivo esclarecer divergências sobre indícios de fraude na venda do Banco Master para o BRB. O processo está em andamento de forma sigilosa no STF e a decisão de Toffoli foi tomada sem um pedido formal da Polícia Federal. O magistrado pretende ouvir os envolvidos no inquérito que investiga supostas fraudes financeiras entre os bancos Master e BRB.


De acordo com a Polícia Federal, o Banco Master teria utilizado uma empresa de fachada para adquirir créditos de dívidas no valor de R$ 12,2 bilhões, sendo esses produtos de investimento irregulares posteriormente vendidos ao BRB. Paulo Henrique Costa foi afastado do cargo em novembro após a revelação do escândalo, e o STF confirmou a realização da acareação. A audiência tem o intuito de esclarecer as circunstâncias das fraudes e divergências nos relatos dos investigados. A Polícia Federal aponta que o esquema pode ter movimentado R$ 12 bilhões e que há indícios da participação de dirigentes do BRB.


Além disso, houve uma tentativa de aquisição do Banco Master pelo BRB em março, porém a transação foi vetada pelo Banco Central. O presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso em novembro e posteriormente solto, enquanto Paulo Henrique Costa foi afastado da presidência do BRB em meados de novembro. A acareação agendada visa esclarecer a polêmica acerca dos Certificados de Depósito Bancário (CDBs) emitidos pelo Banco Master, que prometiam retornos irreais aos clientes, segundo a Polícia Federal. Toffoli, como relator do caso, procura esclarecer as controvérsias e investigar possíveis irregularidades envolvendo os bancos.