Senado dos EUA aprova fim do "shutdown" após 41 dias de paralisação; acordo segue para a Câmara

Date: Nov 11, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - OCTOBER 12: Closed signage is seen around the National Gallery of Art Sculpture Garden on the National Mall on October 12, 2025 in Washington, DC. Additional Smithsonian locations closed on Sunday due to a lapse in funding from the government shutdown. (Photo by Anna Moneymaker/Getty Images)
Image credit: Anna Moneymaker - 2025 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/senado-dos-eua-aprova-projeto-para-encerrar-shutdown/

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira, 10, o fim do "shutdown" que vem afetando o país há 41 dias. A paralisação dos serviços do governo federal tem causado o afastamento de funcionários públicos, interrupção do pagamento de salários, impacto na distribuição de ajuda alimentar e transtornos no tráfego aéreo. O acordo para encerrar o "shutdown", o mais longo da história dos EUA, foi possível após senadores democratas decidirem votar com os republicanos para avançar com a pauta no domingo, 9.


A votação no Senado foi acompanhada de perto, visto que os republicanos aceitaram realizar uma votação em dezembro para ampliar os subsídios previstos na Lei de Cuidados Acessíveis, uma das principais prioridades dos democratas nas negociações sobre o financiamento. Com o novo acordo, foram revertidas, ao menos em parte, as demissões em massa de funcionários federais realizadas durante a paralisação, além de garantir o financiamento dos benefícios do Programa de Assistência Nutricional Suplementar por um ano.


No entanto, mesmo com a aprovação no Senado, o pacote agora precisa passar pela Câmara dos Representantes, que deve votar a matéria na quarta-feira para, finalmente, ser enviado ao presidente Donald Trump para sanção. As discussões no Capitólio continuam em meio à pressão de Trump pela substituição dos subsídios dos planos de saúde da Lei de Cuidados Acessíveis por pagamentos diretos aos indivíduos, o que tem sido um ponto de debate entre republicanos e democratas.


A paralisação do governo americano tem afetado diversos setores, como a assistência alimentar, parques e viagens, enquanto a falta de controladores de tráfego aéreo ameaça prejudicar o transporte, especialmente com a proximidade do feriado de Ação de Graças, marcado para 27 de novembro deste ano. O assessor econômico da Casa Branca alertou que se a situação persistir, o crescimento econômico pode ser impactado negativamente, especialmente se o tráfego aéreo não voltar ao normal até o feriado.