São Paulo enfrenta surto de hepatite A e amplia vacinação para população vulnerável

Date: Jul 6, 2025
Image title: MIAMI, FLORIDA - MAY 29: In this photo illustration, Ruth Jones, Immunization Nurse, holds a Pfizer-BioNTech COVID-19 vaccine (brand name: Comirnaty) at Borinquen Health Care Center on May 29, 2025 in Miami, Florida. Health Secretary Robert F. Kennedy Jr. announced that he will no longer recommend that healthy children and pregnant people get COVID-19 shots. (Photo illustration by Joe Raedle/Getty Images)
Image credit: Joe Raedle - 2025 Getty Images
Link: https://www.metropoles.com/sao-paulo/sao-paulo-surto-hepatite-a

O município de São Paulo está lidando com um surto de hepatite A, com 353 casos registrados e três mortes somente nos primeiros meses de 2025, conforme o Boletim Epidemiológico da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). A doença, que tem como principais grupos afetados homens gays e bissexuais, está preocupando as autoridades de saúde, levando a Prefeitura a expandir a vacinação para usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e para homens que fazem sexo com homens, visando conter a propagação do vírus.


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirmou que os números atuais de casos de hepatite A em São Paulo seguem uma tendência observada em anos anteriores. Especialistas indicam que surtos da doença ocorrem periodicamente, quando um grupo de pessoas suscetíveis é exposto a uma rede de transmissão do vírus, como observado na cidade nos anos anteriores e novamente em 2025.


A transmissão da hepatite A costumava se dar majoritariamente entre crianças com pouco acesso a saneamento básico, por via fecal-oral. No entanto, devido a uma mudança no padrão de transmissão, a doença agora afeta predominantemente a população adulta em todo o mundo. Especialistas enfatizam que a vacinação é a melhor forma de prevenção após o saneamento básico, destacando que a Secretaria Municipal da Saúde já aplicou mais de 8 mil doses da vacina em adultos somente neste ano.


De acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), em 2024 foram confirmados 3.677 casos de hepatite A em todo o estado de São Paulo. Já em 2025, somente no primeiro semestre, foram registradas 950 ocorrências, com maior incidência entre homens de 20 a 39 anos. A Secretaria da Saúde de São Paulo declarou que tem acompanhado de perto a situação, promovendo ações de capacitação para profissionais de saúde e testagens para detecção da doença na população.


A pasta ainda solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da vacinação em duas doses para outros grupos prioritários. Atualmente, a imunização contra a hepatite A está disponível em diversos pontos, como os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) distribuídos pela cidade. A população precisa ficar atenta às medidas de prevenção, como a higienização correta das mãos e alimentos, além do uso de preservativos durante relações sexuais.