Vendas de veículos atingem melhor resultado desde 2014

Date: Jan 2, 2025
Image title: LOS ANGELES, CALIFORNIA - NOVEMBER 23: Heavy afternoon traffic moves along the I-5 on November 23, 2022 in Los Angeles, California. The American Automobile Association (AAA) predicts nearly 55 million Americans will travel 50 miles or more for the Thanksgiving holiday weekend, 98 percent of pre-pandemic volumes. AAA also projects that nearly 49 million are expected to travel by vehicle this week, while around 4.5 million will fly to their Thanksgiving destinations. (Photo by Mario Tama/Getty Images)
Image credit: Mario Tama - Getty Images
Link: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/eduardosodre/2025/01/com-263-milhoes-de-emplacamentos-em-2024-venda-de-carros-tem-melhor-resultado-em-dez-anos.shtml

No fechamento do ano de 2024, o mercado automotivo brasileiro contabilizou um total de 2,63 milhões de veículos leves e pesados emplacados, representando um aumento de 14,1% em relação a 2023. Segundo informações do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), esse é o melhor resultado desde 2014. Em média, foram vendidas 10.456 unidades por dia ao longo do ano, abrangendo carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Destacando a movimentação do ranking de vendas por modelo, a picape Fiat Strada assumiu a liderança nos últimos dias de 2024, superando o hatch Volkswagen Polo. Além disso, as marcas chinesas BYD e GWM tiveram participação significativa no mercado, sendo responsáveis por cerca de 100 mil licenciamentos de veículos zero-quilômetro.

Os dados da Anfavea revelam que as locadoras adquiriram 650 mil veículos ao longo de 2024, com muitos deles oferecidos nos planos de carros por assinatura. Para o ano de 2025, a associação projeta a comercialização de 2,802 milhões de unidades, revisando os números anteriores devido ao aumento da taxa Selic. Há expectativas de um desempenho acima do esperado, apesar das incertezas trazidas pela taxa de juros, a valorização do dólar e o endividamento das famílias.

Desde 2014, quando foi registrado o último resultado acima de 3 milhões de unidades vendidas, o mercado automotivo no Brasil enfrentou desafios, como a queda nas vendas durante a crise econômica e a pandemia de Covid-19. No entanto, a indústria e o comércio de veículos renovam a confiança no crescimento da comercialização, destacando os indicadores positivos de emprego e a constante renovação de modelos como impulsionadores desse cenário otimista.