Deputada Célia Xakriabá anuncia medidas contra Kim Kataguiri por racismo e violência política

Date: Jul 17, 2025
Image title: BRASILIA, BRAZIL - APRIL 23: Federal Deputy of Brazil Célia Xakriabá gestures during a session as indigenous groups gather for Terra Livre at the Brazilian National Congress on April 23, 2024 in Brasilia, Brazil. Several indigenous groups from across Brazil meet in Brasilia to demand the protection of indigenous people's rights.(Photo by Ton Molina/Getty Images)
Image credit: Ton Molina - 2024 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/celia-xakriaba-vai-ao-mpf-e-conselho-de-etica-contra-kim-kataguiri/

A deputada federal Célia Xakriabá, do PSOL-MG, fez importantes anúncios nesta quinta-feira (17) durante seu pronunciamento na Câmara dos Deputados. Xakriabá informou que entrará com representações no Ministério Público Federal e no Conselho de Ética da Casa contra o deputado Kim Kataguiri, da União-SP. As medidas são motivadas por acusações de racismo e violência política e de gênero proferidas por Kataguiri.

Xakriabá destacou que as ações contra Kim Kataguiri buscam garantir a igualdade de tratamento no Conselho de Ética, para que todas as pessoas sejam tratadas com imparcialidade. A deputada afirmou ter sido alvo de ataques racistas por parte de Kataguiri, chegando a ser interrompida nos trabalhos da Comissão da Amazônia, Povos Originários e Tradicionais.

No plenário da Câmara, durante a madrugada de quinta-feira, os parlamentares protagonizaram uma discussão acalorada durante a votação de um projeto de lei relacionado ao licenciamento ambiental. A sessão resultou na aprovação da proposta por 267 votos a favor e 116 contrários.

Durante a discussão, Kim Kataguiri fez comentários a Xakriabá, acusando-a de se intrometer em debates sobre licenciamento ambiental e insinuando interesses financeiros por trás da oposição à proposta. A deputada retrucou chamando-o de "deputado estrangeiro" e "reborn", e teve seu microfone cortado antes de concluir suas falas.