Drone com IA e câmera térmica é enviado ao RS para localizar desaparecidos em enchentes

Date: May 8, 2024
Link: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/drone-com-ia-e-cameras-termicas-vai-ajudar-a-achar-desaparecidos-no-rs/

Um drone tecnológico dotado de câmeras térmicas e integrado a uma plataforma de inteligência artificial será utilizado no Rio Grande do Sul para auxiliar na busca por desaparecidos em decorrência das fortes chuvas que assolaram o estado. Segundo dados recentes divulgados pela Defesa Civil estadual, há atualmente 128 pessoas desaparecidas devido aos alagamentos, que também já causaram o triste registro de 100 mortes.


Para apoiar os trabalhos de resgate, um grupo de empresas composto por Telebras, grupo Bembras e seus parceiros PrimeField, Golden, SST e SayVU, realizou a doação de equipamentos tecnológicos avançados. Além do drone, foram enviadas quatro antenas de conectividade à internet via satélite movidas a energia solar, bem como uma Estação Móvel de Comando e Controle com recursos completos para facilitar a comunicação e logística.


O diretor da Bembras, Kéber Coelho, ressaltou a importância e a urgência de enviar esses equipamentos de última geração para o Rio Grande do Sul, a fim de auxiliar no socorro à população local por meio da conexão online. Ele destacou que esses dispositivos serão cruciais para apoiar o trabalho da Defesa Civil Estadual e Nacional, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Forças Armadas. A iniciativa conta com o apoio de especialistas em gestão de desastres da Defesa Civil da cidade de Jaú, em São Paulo.


Esses equipamentos se unirão às 34 antenas já enviadas pela Telebras para Porto Alegre, que atuam de forma coordenada como um "controle de voo" para os diversos aparelhos utilizados nas operações de resgate e salvamento das vítimas atingidas pelas enchentes. As terminais satelitais transportáveis (T3SAT) fornecerão conexão de banda larga via satélite às equipes de resgate, hospitais de campanha e abrigos nas áreas afetadas pelas enchentes. Atualmente, 14 dessas unidades estão em operação no Gabinete de Crise, permitindo a comunicação entre os diferentes núcleos e as equipes em campo.