É 'fake': candidatura de Guilherme Boulos não foi cassada

Date: Oct 8, 2024
Image title: Os acertos, exageros e erros de Guilherme Boulos - Agência Pública
Image credit: bing.com - apublica.org
Link: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/sao-paulo/noticia/2024/10/08/e-fake-que-boulos-foi-cassado-e-marcal-disputara-o-segundo-turno-das-eleicoes-para-a-prefeitura-de-sao-paulo.ghtml

Nas últimas horas, circulou nas redes sociais uma informação falsa que afirmava que a candidatura de Guilherme Boulos, do PSOL, à Prefeitura de São Paulo teria sido cassada, e que Pablo Marçal (PRTB) iria disputar o segundo turno com Ricardo Nunes (MDB). No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou uma nota desmentindo essa informação e confirmou que Boulos e Nunes irão disputar o segundo turno, agendado para o dia 27 de outubro.


Durante o primeiro turno das eleições municipais em São Paulo, Ricardo Nunes conquistou 1.801.139 votos, o equivalente a 29,48% dos votos válidos. Já Guilherme Boulos obteve 1.776.127 votos, representando 29,07% dos votos válidos. Pablo Marçal, por sua vez, recebeu 1.719.274 votos, totalizando 28,14% dos votos válidos, e ficou de fora do segundo turno, conforme apuração oficial do TRE-SP.


Após a divulgação dos resultados, Pablo Marçal declarou que, apesar de não ter avançado para a próxima etapa da eleição, não se sente derrotado e já planeja seu futuro na política. Marçal afirmou que não pretende mais concorrer à Prefeitura de São Paulo, mas que cogita disputar um cargo no Executivo em 2026, como o governo estadual ou a Presidência da República.


Tanto a assessoria de Guilherme Boulos quanto o TRE-SP reforçaram que a notícia sobre a cassação da candidatura do candidato do PSOL é falsa. Boulos segue como concorrente no segundo turno ao cargo de prefeito de São Paulo, acompanhado por Ricardo Nunes, em uma disputa que será decidida no final deste mês.