"Bolsonaro é passado" e Trump sabe disso, afirma Lula após encontro entre líderes

Date: Oct 27, 2025
Image title: KUALA LUMPUR, MALAYSIA - OCTOBER 26: U.S. President Donald Trump holds a bilateral meeting with Brazil's President Luiz Inácio Lula da Silva at Kuala Lumpur Convention Centre on October 26, 2025 in Kuala Lumpur, Malaysia. Trump is in Malaysia for the Association of Southeast Asian Nations (ASEAN) summit, and will next travel to Japan, en route to South Korea for the Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) forum. (Photo by Andrew Harnik/Getty Images)
Image credit: Andrew Harnik - 2025 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/lula-trump-sabe-que-rei-morto-e-rei-posto-e-que-bolsonaro-e-passado/

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações firmes durante sua visita à Malásia, destacando que o ex-presidente, Jair Bolsonaro, "faz parte do passado da política brasileira". Em conversa com Donald Trump, Lula ressaltou a seriedade do julgamento de Bolsonaro no STF, mencionando evidências contundentes e a importância de um processo conduzido com transparência.


Durante o encontro, Lula discutiu também questões comerciais entre Brasil e EUA, destacando a relevância da relação bilateral. O ex-presidente enfatizou a necessidade de retomar as negociações comerciais, ressaltando que o Brasil é um dos poucos países do G20 que mantêm uma relação comercial significativa com os Estados Unidos.


Lula fez questão de abordar as ameaças direcionadas a ele, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao ministro do STF Alexandre de Moraes, ressaltando a gravidade do plano em questão. Ao final da reunião, o ex-presidente convidou Trump para continuar o diálogo em fóruns internacionais, demonstrando interesse em fortalecer o diálogo entre os dois países.


Ao comentar as condenações de aliados de Bolsonaro, Lula enfatizou a importância do direito de defesa e do devido processo legal. De forma otimista, o ex-presidente ressaltou que o diálogo com Trump foi marcado por sinceridade e disposição para o entendimento mútuo, vislumbrando uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil em breve.