Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador em meio a contestações da oposição

Date: Apr 14, 2025
Image title: GUAYAQUIL, ECUADOR - FEBRUARY 9: A person holds a figure of the President of Ecuador and Presidential candidate Daniel Noboa of the National Democratic Action (ADN) politica after the presidential election on February 9, 2025 in Guayaquil, Ecuador. Ecuador faces the second presidential election in 2 years after the 2023 snap election. Current president and candidate for Accion Democratica Nacional, Daniel Noboa, seeks a second consecutive tenure facing Luisa Gonzalez, candidate for Revolucion Ciudadana. (Photo by Franklin Jacome/Getty Images)
Image credit: Franklin Jacome - 2025 Getty Images
Link: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/daniel-noboa-e-reeleito-presidente-do-equador/

O presidente do Equador, Daniel Noboa, do partido Ação Democrática Nacional, foi reeleito neste domingo para um novo mandato de 4 anos, com 55,85% dos votos válidos após a apuração de 93% das urnas. A oposição, representada por Luisa González, do partido Revolução Cidadã, obteve 44,15% dos votos e já anunciou que pedirá uma recontagem dos votos, alegando não reconhecer o resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral.

Noboa, que tem como uma das principais propostas a manutenção do dólar como moeda oficial e incentivos fiscais para empresas locais, também pretende investir em educação, com foco em infraestrutura e tecnologia para escolas e universidades, visando o ensino técnico e a geração de empregos. Na saúde e segurança, o presidente reeleito planeja melhorar o sistema de saúde, ampliar hospitais por meio de parcerias público-privadas e aumentar a presença militar em locais estratégicos como prisões, portos e fronteiras.

Com formação em administração pública pela Universidade de Harvard, Noboa iniciou sua carreira política em 2021, quando foi eleito para a Assembleia Nacional do Equador. Assumiu a presidência após Guillermo Lasso dissolver a Assembleia em 2023 e convocar novas eleições, vencendo com 52% dos votos válidos. Mesmo com um período de governo controverso, marcado por crises políticas e violência, o presidente prometeu medidas rigorosas contra o narcotráfico, embora o país ainda enfrente ameaças de grupos armados e desafios econômicos e sociais. Noboa busca reverter a recessão econômica e reduzir a pobreza, mas enfrenta obstáculos devido à oposição no Legislativo.