Primeiro-Ministro da Albânia Anuncia a Criação do Estado Soberano da Ordem Bektashi

Date: Sep 23, 2024
Image title: PARIS, FRANCE - JULY 25: Albania Prime Minister Edi Rama arrives at the "Sport For Sustainable Development" Summit at Carrousel du Louvre on July 25, 2024 in Paris, France. Paris will host the Summer Olympics from July 26 to August 11, 2024 (Photo by Richard Bord/Getty Images)
Image credit: Richard Bord - 2024 Getty Images
Link: https://revistaforum.com.br/global/2024/9/23/um-novo-pais-sera-criado-na-europa-promete-desbancar-titulo-do-vaticano-166084.html

O Primeiro-Ministro da Albânia, Edi Rama, revelou planos para estabelecer um estado soberano para os muçulmanos da Ordem Bektashi. A proposta visa criar o Estado Soberano da Ordem Bektashi na capital Tirana, com o objetivo de promover a harmonia religiosa em um contexto global cada vez mais dividido.


Durante seu discurso na Organização das Nações Unidas, Rama destacou a longa tradição de tolerância religiosa da Albânia ao longo da história, lembrando momentos em que o país acolheu refugiados judeus e afegãos. Inspirado pelos ensinamentos de Madre Teresa — que nasceu em Skopie, hoje capital da Macedônia do Norte, de família albanesa —, o Primeiro-Ministro enfatizou a importância de preservar e valorizar a tolerância religiosa, base para a criação deste novo estado.


A Ordem Bektashi, representando cerca de 10% da população muçulmana da Albânia, tem suas raízes no Império Otomano do século XIII, que dominou a região até 1912. Liderada por Baba Mondi, a Ordem expressou otimismo quanto ao reconhecimento internacional da República Bektashi, afirmando sua singularidade e compromisso com a verdade sobre o Islã.


Com uma área de 10 hectares, aproximadamente 0,1 km², a República Bektashi será menor que o menor estado soberano do mundo, o Vaticano, que tem 0,44 km². A iniciativa do Primeiro-Ministro Rama ressalta a busca pela paz e respeito entre diferentes credos, reforçando a mensagem de amor e humanidade propagada pela icônica Madre Teresa.