3 prefeitos eleitos morreram antes da posse

Date: Jan 2, 2025
Image credit: Reprodução: Redes Sociais
Link: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/02/quem-sao-os-prefeitos-eleitos-que-morreram-antes-de-tomar-posse.htm

Três prefeitos eleitos no pleito de outubro vieram a óbito antes de assumirem seus cargos nas prefeituras de Arroio dos Ratos (RS), Augusto Pestana (RS) e Cabreúva (SP). Nestes casos, os vice-prefeitos assumem as administrações municipais.


Em Arroio dos Ratos, Jaury Gonzales (PP) faleceu aos 65 anos em 5 de dezembro, devido a complicações após uma cirurgia para tratar um tumor cerebral. Empresário e arquiteto, Jaury foi eleito com expressiva votação no primeiro turno. Ele já havia sido prefeito da cidade entre 1993 e 1996, se afastando posteriormente da política. Durante a campanha, Gonzales sofreu um AVC hemorrágico e, mesmo internado no dia da eleição, foi eleito. O político também foi diagnosticado com o tumor cerebral em novembro, vindo a falecer no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre.


Augusto Pestana lamenta a perda de Darci Sallet (MDB), falecido em 16 de novembro aos 71 anos, após ser reeleito com mais de 50% dos votos válidos. Sallet foi diagnosticado com uma doença priônica, um grupo de enfermidades cerebrais raras e degenerativas. O político descobriu a condição após a eleição e desejava passar seus últimos momentos em casa, cercado pela família.


Em Cabreúva, Antonio Carlos Mangini (PL) veio a falecer em 15 de dezembro aos 58 anos, após complicações de um câncer no pâncreas. Reeleito com mais de 50% dos votos, Mangini travou uma batalha contra a doença desde que foi diagnosticado, em 2021. O político foi elogiado por sua coragem e dedicação mesmo durante o tratamento quimioterápico, demonstrando compromisso com a cidade que governava. A notícia do falecimento de Mangini foi lamentada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que ressaltou a bravura do prefeito em sua luta contra o câncer.