Bolsonaro defende atuação do filho nos EUA

Date: Jul 17, 2025
Image title: RIO DE JANEIRO, BRAZIL - OCTOBER 28: Incumbent and presidential candidate for a second term Jair Bolsonaro of Liberal Party (PL) gestures before a debate organized by Brazilian media conglomerate Globo only two days before the presidential run-off on October 28, 2022 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Wagner Meier/Getty Images)
Image credit: Wagner Meier - Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonaro-defende-eduardo-nos-eua-e-diz-que-filho-faz-mais-que-o-itamaraty/

O ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu a atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, enfatizando que ele desempenha um papel mais ativo do que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo Bolsonaro, Eduardo tem acesso privilegiado a figuras importantes na Casa Branca e no Capitólio. Durante uma coletiva de imprensa, o ex-presidente questionou a eficácia da política externa brasileira, apontando a falta de diálogo do ministro com figuras-chave, como o senador Marco Rubio.


Bolsonaro ressaltou a importância da posição de Eduardo nos EUA, destacando a liberdade que o filho tem no país. O ex-presidente também mencionou o inquérito no STF que investiga as atividades de Eduardo nos Estados Unidos, levantando questões sobre a soberania brasileira. De acordo com Bolsonaro, Eduardo está lutando para preservar a liberdade no Brasil, e sugeriu que a situação poderia ser resolvida se o Congresso brasileiro pautasse o projeto de anistia.


Apesar de elogiar a atuação de Eduardo, Bolsonaro frisou que o deputado licenciado não está em posição de impor decisões, mas destacou a possibilidade de solução por meio da anistia. O ex-presidente apontou que a anistia é um tema competência exclusiva do parlamento, ressaltando que não deve haver ameaças em relação a esse assunto.


Por fim, Jair Bolsonaro ressaltou a importância das negociações entre Brasil e Estados Unidos, mencionando a questão das tarifas e a possibilidade de anistia. O ex-presidente destacou que é fundamental encontrar um equilíbrio nesse diálogo para evitar prejuízos a ambas as partes.