Governo vai ao STF para anular decisão do Congresso sobre o IOF

Date: Jul 1, 2025
Link: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/06/30/governo-decide-entrar-nesta-terca-com-acao-no-stf-contra-decisao-do-congresso-que-derrubou-alta-do-iof.ghtml

O governo decidiu ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar invalidar a decisão do Congresso que derrubou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolará a ação nesta terça-feira, conforme autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, comunicou aos parlamentares que a medida estava definida, seguindo a orientação do presidente.


A ação visa questionar a constitucionalidade da decisão do Congresso, argumentando que a derrubada do decreto impacta a prerrogativa do presidente da República de editar esse tipo de medida. A solicitação para que a AGU elaborasse recursos ao STF, a fim de reverter a anulação do decreto, foi feita por Lula durante uma reunião com o ministro-chefe da AGU, Jorge Messias. A ausência de uma alternativa negociada para compensar a decisão do Congresso aumentou a crise fiscal e política entre os poderes Executivo e Legislativo.


O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou reservadamente ao governo que não concordaria com a judicialização do caso. A decisão do Congresso de revogar o aumento das alíquotas do IOF gerou tensões entre os poderes e ressaltou a importância de um diálogo e entendimento mútuo. O embate jurídico em curso destaca a complexa relação entre o governo e o Legislativo, em meio a uma situação que coloca em xeque a estabilidade institucional do país.


A tramitação da ação no STF promete ser acompanhada de perto, uma vez que a discussão sobre a constitucionalidade da derrubada do decreto acarreta consequências significativas para a gestão financeira do país. O embate entre os poderes evidencia a importância de mecanismos de diálogo e negociação para a resolução de questões fiscais e políticas complexas.