Centenas de estudantes, pais e professores do Colégio Equipe se reuniram no protesto contra um caso de racismo que ocorreu no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, nesta quarta-feira (23). A manifestação foi motivada pela abordagem discriminatória que dois alunos negros da escola particular sofreram por parte de uma funcionária do estabelecimento na semana passada.
Os alunos, um menino e uma menina negros, estavam em uma lanchonete juntamente com uma amiga branca, quando a segurança do shopping abordou a criança branca questionando se os dois estavam causando algum incômodo. Os participantes do protesto caminharam do colégio até o shopping com cartazes e palavras de ordem contra o racismo, em um ato autorizado e acompanhado pela polícia.
Dentro do shopping, um manifesto foi lido por um professor do colégio, ressaltando a gravidade do racismo estrutural e exigindo ações para combatê-lo. Uma das docentes da escola afirmou que cada ato racista deixa marcas profundas e feridas abertas, destacando a importância de se manifestar contra a discriminação.
Durante o protesto, algumas lojas do shopping fecharam as portas, mas a manifestação ocorreu de forma pacífica e ocupou o átrio central do estabelecimento. Alunos, pais e professores expressaram sua indignação com o episódio de racismo, reforçando que todos têm o direito de frequentar os mesmos lugares, independentemente da cor da pele. |