|
A cantora Anitta usou suas redes sociais nesta terça-feira (14 de outubro de 2025) para solicitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolha uma mulher para ocupar a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) deixada por Luís Roberto Barroso. A manifestação da cantora faz parte de uma onda de pressão por maior representatividade feminina na Corte, que atualmente conta com apenas uma ministra, Cármen Lúcia, de 71 anos.
O anúncio da aposentadoria de Barroso do Supremo Tribunal Federal foi feito durante uma sessão no plenário na quinta-feira passada (9 de outubro de 2025), após 12 anos de atuação desde sua indicação pela ex-presidente Dilma Rousseff. Com a antecipação da saída do ministro, o presidente Lula terá a responsabilidade de escolher o terceiro nome para compor o STF em seu atual mandato, somando-se aos já indicados Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Dentre os possíveis candidatos, destacam-se Bruno Dantas, Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Vinícius de Carvalho, todos considerados próximos ao presidente Lula e que já foram cogitados em indicações anteriores. Enquanto a movimentação em torno da escolha do novo ministro ganha força, grupos como o Movimento Mulheres Negras Decidem têm pressionado publicamente pela nomeação de uma mulher negra para a vaga aberta por Barroso.
A expectativa é que Luiz Inácio Lula da Silva anuncie a escolha do novo ministro até a sexta-feira da próxima semana (17 de outubro de 2025), marcando assim uma nova etapa no cenário do Supremo Tribunal Federal. Enquanto isso, a sociedade aguarda atenta para ver se a demanda por maior diversidade e representatividade será atendida na mais alta instância do poder judiciário brasileiro. |