Brasil terá quatro 'feriadões' em 2025

Date: Dec 30, 2024
Image title: SIRACUSA, ITALY - AUGUST 15: The beach of "Fontane Bianche" crowded of bathers in an aerial view from the helicopter of the Coast Guard in the day of Ferragosto in the within of the operation "sure sea" on August 15, 2021 in Siracusa, Italy. Earlier this week, Sicily saw temperatures reach 48.8C (119.8F), the highest seen by the European continent in recent history. The heatwave has swept across the Mediterranean, causing wildfires in Italy, Greece and Turkey. (Photo by Fabrizio Villa/Getty Images)
Image credit: Fabrizio Villa - Getty Images
Link: https://cbn.globo.com/brasil/noticia/2024/12/30/calendario-federal-para-2025-tem-o-dobro-de-feriados-prolongados-de-2024.ghtml

O novo calendário federal para o ano de 2025 traz boas notícias para os brasileiros, com o dobro de feriados prolongados em comparação com o ano anterior. O governo divulgou as datas que incluem dez feriados e oito pontos facultativos ao longo do ano. Dentre eles, estão previstos ao menos quatro 'feriadões', permitindo períodos estendidos de descanso.


No calendário, publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30), destacam-se os feriados da Sexta-feira da Paixão, que ocorrerá no dia 18 de abril, seguido pelo feriado de Tiradentes, no dia 21, que cairá em uma segunda-feira. Além destes, também temos o 1º de maio, Dia do Trabalho, o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e o Natal, no dia 25 de dezembro, os quais, por caírem em uma quinta-feira, têm potencial para estender o fim de semana.


No entanto, vale ressaltar que nem todos os feriados no calendário trarão a possibilidade de 'feriadões', já que quatro deles estão programados para ocorrerem durante os fins de semana. Este é o caso do 7 de setembro, Independência do Brasil, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, e do 2 de novembro, Dia de Finados, que caem em um domingo. Além disso, o feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, será celebrado em uma sábado.


É importante mencionar que alguns feriados nacionais, como Carnaval e Corpus Christi, são considerados pontos facultativos, não sendo classificados como feriados. No entanto, municípios e estados possuem a prerrogativa de estabelecer feriados locais de acordo com legislação própria, o que pode gerar a possibilidade de mais 'feriadões' ao longo do ano.