Apagão afeta diversas regiões do Brasil durante a madrugada

Date: Oct 14, 2025
Image title: WOLFE CITY, TX - OCTOBER 05: People gather for a march, rally and candle light vigil in honor Jonathan Price on October 5, 2020 in Wolfe City, Texas. Wolfe City police officer Shaun Lucas has been charged in relation to the fatal shooting of Price on October 3, 2020 after Price was allegedly trying to stop a domestic dispute. (Photo by Montinique Monroe/Getty Images)
Image credit: Montinique Monroe - 2020 Getty Images
Link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/10/moradores-relatam-apagao-em-varios-estados-do-pais.shtml

Durante a madrugada desta terça-feira (14), moradores de várias regiões do país enfrentaram um apagão que afetou milhares de clientes de energia elétrica. Relatos indicam interrupções no fornecimento em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina. Em alguns locais, a falta de luz durou apenas alguns minutos, enquanto em outros, como no Rio de Janeiro, cerca de 450 mil imóveis ficaram sem energia nas zonas norte e oeste da cidade e na Baixada Fluminense.


Em São Paulo, a Enel reportou que 937 mil clientes foram afetados, enquanto, no Rio de Janeiro, onze estações da Light foram impactadas. Na capital fluminense, aproximadamente 277 mil clientes atendidos pela Enel ficaram sem energia por quase uma hora. Já no Amazonas, a falha atingiu áreas de Manaus, Parintins e Itacoatiara, sendo normalizada cerca de uma hora após o ocorrido.


O Distrito Federal e outros estados como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte também foram afetados pelo apagão. O governo federal aponta que a causa da falha foi um incêndio em uma subestação no Paraná, afetando aproximadamente 300 mil clientes atendidos pela Neoenergia Brasília. O Operador Nacional do Sistema (ONS) deve fornecer mais detalhes sobre as causas do incidente.


A companhia de energia Light, no Rio, destacou que a falha afetou cerca de 450 mil clientes, enquanto a normalização do fornecimento demorou cerca de 30 minutos em algumas regiões. Em São Paulo, a Enel afirmou que a interrupção durou aproximadamente oito minutos para os 937 mil clientes afetados. Na cidade de Santo André e em regiões do Rio de Janeiro, como Complexo da Maré e Ilha do Governador, vídeos de bairros sem luz circularam nas redes sociais.