Meteoros iluminarão o céu em evento astronômico imperdível nesta semana

Date: Jul 29, 2025
Image title: SPRING MOUNTAINS NATIONAL RECREATION AREA, NV - AUGUST 13: A pair of Perseid meteors streak across the sky above desert pine trees on August 13, 2015 in the Spring Mountains National Recreation Area, Nevada. The annual display, known as the Perseid shower because the meteors appear to radiate from the constellation Perseus in the northeastern sky, is a result of Earth's orbit passing through debris from the comet Swift-Tuttle. (Photo by Ethan Miller/Getty Images)
Image credit: Ethan Miller - 2015 Getty Images
Link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-07/astronomia-duas-chuvas-de-meteoros-vao-iluminar-o-ceu-no-fim-de-julho

Na madrugada da próxima quinta-feira, 31 de julho, o céu estará iluminado por dois espetáculos celestes: as chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul. Segundo o Observatório Nacional (ON), as melhores chances para observar esses fenômenos serão na noite de quarta-feira e durante a madrugada de quinta-feira.


Os meteoros são corpos celestes pequenos que entram na atmosfera terrestre, gerando um espetáculo de luzes conhecido popularmente como estrela cadente. A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos, com taxa de cinco meteoros por hora, atingirá seu ápice na noite de quarta-feira. Os meteoros brilhantes são caracterizados por aspectos de bolas de fogo, viajando a uma velocidade de 23 quilômetros por segundo e localizados na Constelação de Capricórnio.


Mais intensa, a chuva Delta Aquáridas do Sul, com uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora, terá seu momento de pico na madrugada de quinta-feira. Os meteoros apresentam uma velocidade de 41 km/s e estarão localizados na Constelação de Aquário. Os especialistas recomendam procurar locais com céus escuros, longe da poluição luminosa, e focar nas constelações de Capricórnio e Aquário para uma observação privilegiada.


Além de maravilhar os apreciadores de fenômenos astronômicos, as chuvas de meteoros desempenham um papel crucial na estimativa e monitoramento de detritos espaciais numa órbita próxima à Terra e à Lua. Isso beneficia missões espaciais e centros de controle de satélites, permitindo o aprimoramento de estratégias de proteção para naves e equipamentos. Entender a formação do Sistema Solar também é um dos benefícios desses eventos celestes, pois investigar as propriedades dos detritos ajuda a compreender mais sobre cometas, fragmentos lunares, objetos próximos à órbita terrestre e outros corpos celestes.