Israel continua ataques em Gaza apesar do apelo de Trump por cessar-fogo

Date: Oct 4, 2025
Image title: GAZA BORDER, ISRAEL - AUGUST 18: Smoke rises after an explosion on August 18, 2025 as seen from the Israeli side of the border, Israel. On Monday it was reported that Hamas has agreed to the most recent ceasefire and hostage release proposal with Israel. Meanwhile, Israel has continued carrying out strikes in Gaza as part of Prime Minister Benjamin Netanyahu's plan to expand the IDF offensive to fully occupy the enclave. The move has been met with widespread condemnation by the international community, as well as hostage families, who say the operation will further endanger the 20 or hostages still believed to be held alive by Hamas in Gaza, as well as one million Palestinians in Gaza City, who are already facing displacement and an acute hunger crisis. (Photo by Elke Scholiers/Getty Images)
Image credit: Elke Scholiers - 2025 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ao-menos-20-pessoas-morreram-em-ataques-contra-gaza-nas-ultimas-12-horas/

Pelo menos 20 pessoas foram mortas nos últimos 12 horas em ataques realizados por Israel na Faixa de Gaza, conforme informações de hospitais locais. Os bombardeios prosseguiram, mesmo após o apelo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que o governo israelense interrompesse imediatamente as ações militares. O Hospital Batista Al-Ahli, na Cidade de Gaza, registrou 11 corpos durante a manhã e outras vítimas foram documentadas nos hospitais Al-Shifa, Al-Awda e Nasser.

Apesar de o Hamas e Israel terem demonstrado disposição para avançar com a primeira fase da proposta de paz de Trump, Israel continuou a campanha militar durante a noite de sábado. As Forças de Defesa de Israel e o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciaram que estavam se preparando para a implementação da primeira fase do plano, que inclui a libertação dos reféns retidos pelo grupo na Faixa de Gaza. Contudo, não houve menção à interrupção dos planos de ocupação da Cidade de Gaza, tampouco ao pedido de Trump para cessar imediatamente os ataques.

O porta-voz das Forças Armadas de Israel ressaltou que a ofensiva na Cidade de Gaza prossegue, indo de encontro à declaração feita anteriormente por Netanyahu e à solicitação de cessar-fogo por parte de Trump. O governo israelense afirmou que seguirá colaborando com os Estados Unidos para encerrar o conflito de acordo com seus princípios e os direcionamentos do presidente Trump. Enquanto isso, o grupo Hamas manifestou prontidão para iniciar negociações a fim de resolver as questões pendentes relacionadas ao acordo de cessar-fogo.

A proposta dos Estados Unidos prevê que o Hamas não participe de um novo governo na Faixa de Gaza e que seus membros possam ser anistiados, desde que entreguem suas armas e concordem em conviver pacificamente com Israel. O grupo terrorista ainda mantém mais de 40 reféns sequestrados durante um atentado terrorista em 7 de outubro de 2023, que resultou no início do conflito armado.