Preso o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy

Date: Oct 21, 2025
Image title: KIGALI, RWANDA - APRIL 07: Nicolas Sarkozy is seen before the start of 100 days of remembrance as Rwanda commemorates the 30th anniversary of the Tutsi genocide on April 7, 2024 in Kigali, Rwanda. During a roughly 100-day period in 1994, hundreds of thousands of members of the Tutsi ethnic group were killed by Hutu militias, during the the country's civil war. (Photo by Luke Dray/Getty Images)
Image credit: Luke Dray - Getty Images
Link: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/10/21/nicolas-sarkozy-inicia-cumprimento-de-pena-por-financiamento-ilegal-de-campanha-frances-e-primeiro-ex-presidente-encarcerado-no-pais-desde-a-2a-guerra.ghtml

Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, foi preso nesta terça-feira e se tornou o primeiro ex-chefe de Estado francês a ser detido desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Condenado por associação criminosa devido a manobras para financiar ilegalmente sua campanha eleitoral de 2007 com dinheiro líbio, ele chegou à prisão de La Santé em Paris para cumprir uma pena de cinco anos de reclusão, imposta por um tribunal em setembro passado.


A prisão de Sarkozy gerou polêmica devido à sua condição de ex-presidente, com críticas à determinação de detenção antes do julgamento do recurso. Simpatizantes se manifestaram em apoio ao político, enquanto ele era escoltado por câmeras e fotógrafos ao deixar sua residência em Paris.


Ícone da direita francesa, Sarkozy afirmou que entraria "de cabeça erguida" na prisão, levando consigo livros como uma biografia de Jesus e O Conde de Monte Cristo. Ele deverá cumprir sua pena na ala de isolamento de La Santé, evitando contato com outros detentos. Apesar das críticas sobre a decisão judicial, seis em cada dez franceses consideram a prisão justa, de acordo com uma pesquisa recente.


O ex-presidente é o primeiro ex-chefe de Estado francês a ser preso desde Philippe Pétain após a Segunda Guerra Mundial, por colaboração com a Alemanha nazista. Mesmo tendo ocupado cargos de destaque no governo e sendo conhecido por sua linha dura contra o crime, Sarkozy foi condenado por permitir que aliados obtivessem fundos ilegais da Líbia para financiar sua campanha em 2007. Essa não é a primeira condenação de Sarkozy, que já enfrentou acusações de corrupção, tráfico de influência e financiamento ilegal de campanha.