Lula convida Gleisi Hoffmann para assumir Secretaria de Relações Institucionais

Date: Feb 28, 2025
Image title: SAO PAULO, BRAZIL - OCTOBER 05: Gleisi Hoffmann President of Party (PT) looks on during a meeting of Candidate Luiz Inacio Lula da Silva of Workers' Party (PT) with leaders of different parties as part of the strategy for the presidential run-off on October 05, 2022 in Sao Paulo, Brazil. Lula will compete against Incumbent and candidate Jair Bolsonaro of Liberal Party (PL) in the presidential runoff on October 30, 2022. (Photo by Ricardo Moreira/Getty Images)
Image credit: Ricardo Moreira - Getty Images
Link: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/02/28/lula-convida-gleisi-para-assumir-articulacao-politica.ghtml

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou a deputada federal Gleisi Hoffmann para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, em substituição a Alexandre Padilha, que irá assumir o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. A posse de Gleisi está agendada para 10 de março. Diferente do que alguns aliados aconselharam, Lula optou por manter um nome do PT à frente da pasta, ao invés de escolher alguém do Centrão para lidar com as relações com o Congresso.


Sua nomeação para a Secretaria de Relações Institucionais vem em um momento estratégico para o governo de Lula. Com a chegada de Gleisi, Lula traz para o governo alguém com posições políticas mais à esquerda e crítico da agenda do mercado financeiro. Sua gestão à frente do PT e seu histórico político a tornam uma figura respeitada pelos filiados do partido. Nos últimos dois anos, a deputada tem sido consultada frequentemente por Lula antes de decisões importantes, o que demonstra a confiança do presidente em sua capacidade de articulação política.


Gleisi Hoffmann também teve um papel relevante na campanha de 2022, embora o presidente tenha decidido mantê-la na  presidência do PT até este ano. As eleições para a substituir já estão marcadas para o meio do ano e o deputado federal pelo Ceará José Guimarães é um dos favoritos para a sucessão.

Gleisi possui uma trajetória política marcada por momentos cruciais na história recente do Brasil. Ela foi senadora de 2011 a 2018 e se licenciou do cargo entre 2011 e 2014 para ocupar a função de ministra da Casa Civil durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff. Além disso, a deputada já atuou como secretária de Gestão Pública em Londrina e foi diretora financeira da Itaipu Binacional.