Um terço da comissão comandada por Musk pede demissão e tensiona governo

Date: Feb 26, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - FEBRUARY 05: Protesters rally outside of the Theodore Roosevelt Federal Building headquarters of the U.S. Office of Personnel Management on February 05, 2025 in Washington, DC. The group of federal employees and supporters are protesting against Elon Musk, tech billionaire and head of the Department of Government Efficiency (DOGE), and his aids who have been given access to federal employee personal data and have allegedly locked out career civil servants from the OPM computer systems. (Photo by Alex Wong/Getty Images)
Image credit: Alex Wong - 2025 Getty Images
Link: https://ultimosegundo.ig.com.br/afp/2025-02-25/um-terco-da-equipe-de-comissao-de-cortes-de-musk-pede-demissao.html

Uma situação de tensão tomou conta do órgão de eficiência dos Estados Unidos, liderado por Elon Musk, com cerca de um terço dos integrantes pedindo demissão. Vinte e um membros do chamado DOGE, Departamento de Eficiência Governamental, enviaram uma carta à Casa Branca, expressando sua incapacidade de honrar seus compromissos devido a divergências com o empresário. Os funcionários alegam terem recebido ordens para retornar ao trabalho presencial, sob pena de demissão, após uma transição caótica e demissões abruptas no serviço digital do governo.


De acordo com a carta enviada à chefe de gabinete da Casa Branca, Susan Wiles, os signatários afirmaram que o processo de transição para o Doge, comandado por Musk, foi marcado por entrevistas conduzidas por visitantes da Casa Branca, questionando a lealdade política dos funcionários e evidenciando uma capacidade técnica limitada. A tensão atingiu seu ápice com as demissões repentinas de um terço da equipe do serviço digital, responsável por sistemas críticos como o Seguro Social e os serviços para veteranos.


As demissões no serviço digital preocupam os funcionários remanescentes, que alegam que a saída dos colegas experientes coloca em risco milhões de americanos que dependem diariamente desses serviços governamentais. Eles se recusaram a participar de ações que poderiam comprometer os sistemas fundamentais do governo, prejudicar a segurança dos dados dos cidadãos e desmantelar serviços públicos cruciais, demonstrando preocupação com a segurança e eficácia dos sistemas em questão.