Ministro da Saúde Alexandre Padilha recebe visto para viagem aos Estados Unidos

Date: Sep 19, 2025
Image title: BRASILIA, BRAZIL - OCTOBER 31: Minister of Institutional Relations of Brazil Alexandre Padilha looks on during a meeting with governors of the brazilian states at Palacio Do Planalto on October 31, 2024 in Brasilia, Brazil. (Photo by Ton Molina/Getty Images)
Image credit: Ton Molina - 2024 Getty Images
Link: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/09/18/estados-unidos-restringem-circulacao-de-padilha-em-nova-york-a-5-quarteiroes-de-hotel-e-reunioes-na-onu.ghtml

O ministro da Saúde Alexandre Padilha foi autorizado a viajar aos Estados Unidos acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Nova York, durante os dias 20 e 24 de setembro. No entanto, as autoridades americanas impuseram restrições aos deslocamentos de Padilha no país, limitando sua circulação entre o hotel, a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e representações brasileiras ligadas ao organismo, bem como uma área próxima à sua hospedagem.


Existe a expectativa de que Padilha participe da conferência internacional da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Assembleia Geral da ONU, na qual Lula fará o discurso de abertura. Padilha foi o último membro da comitiva a receber visto para ingressar nos EUA, com sua renovação sendo solicitada em agosto deste ano devido ao vencimento em 2024.


O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski recebeu a autorização para entrar nos EUA na última terça-feira, após ter seu ingresso suspenso pelo Departamento de Estado americano algumas semanas antes. Recentemente, a esposa e a filha de 10 anos de idade de Padilha tiveram seus vistos cancelados pelo governo dos EUA, juntamente com funcionários públicos federais envolvidos no programa Mais Médicos.


As ações americanas estão em resposta ao tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com a condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão na semana anterior. O governo dos EUA condicionou uma negociação comercial com o Brasil sobre a eliminação de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros ao arquivamento do processo contra o ex-presidente. Alexandre de Moraes, ministro do STF, teve seu visto cancelado e está proibido de realizar operações comerciais e financeiras envolvendo empresas americanas.