Negociações pelo fim do confronto entre Israel e Hamas começam nesta segunda-feira, no Cairo

Date: Oct 6, 2025
Image title: GAZA - AUGUST 6: A view from the air as Jordanian air force personnel in a Jordanian C-130 military aircraft perform an air drop of aid and humanitarian supplies on August 6, 2025 in Gaza. On Wednesday, the Royal Jordanian Air Force carried out air drops of food and other aid over Gaza, alongside aircraft from other nations carrying 54 tons of humanitarian supplies. Airdrops of aid have resumed in recent weeks in an attempt to alleviate the severe lack of food and other essentials reaching people in Gaza, where the World Food Programme (WFP) has said over half a million people are enduring famine-like conditions, as Israel continues to restrict the flow of aid. (Photo by Salah Malkawi/Getty Images)
Image credit: Salah Malkawi - 2025 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/israel-e-hamas-se-encontram-no-egito-para-negociar-fim-da-guerra/

Israel e o grupo terrorista Hamas deram início a uma nova rodada de negociações mediadas no Cairo nesta segunda-feira, com o objetivo de tentar encerrar a guerra em andamento na Faixa de Gaza, que está prestes a completar três anos. As conversas foram convocadas após o Hamas manifestar interesse em discutir pontos do plano de 20 medidas apresentado no mês passado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o futuro do enclave palestino.


O presidente Trump propôs medidas que incluem o fim imediato dos combates, a libertação dos reféns, a questão do controle internacional de Gaza e o desarmamento do Hamas. O grupo palestino confirmou estar disposto a liberar os reféns israelenses, desde que haja negociações adicionais sobre direitos palestinos, governança e retirada militar israelense. A expectativa é que as partes detalhem questões importantes que não ficaram claras na resposta inicial do Hamas, como o desarmamento e o futuro governo de Gaza.


Por sua vez, o presidente americano e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, demonstraram otimismo em relação ao desenrolar das negociações. Trump afirmou que a primeira fase das negociações deve ser concluída ainda esta semana, destacando a urgência do tema. Enquanto isso, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou esperanças de que todos os reféns israelenses detidos em Gaza possam ser libertados em poucos dias.


As demandas do Hamas incluem a libertação de líderes palestinos proeminentes, que não foram aceitas por Israel em acordos anteriores. Entre essas exigências, estão a libertação de membros do grupo que estejam comprometidos com a "coexistência pacífica" com Israel. O canal israelense Channel 12 detalhou que o Hamas não está disposto a abrir mão dessas exigências, mesmo que isso possa levar ao fracasso do acordo.


Diante dessas negociações delicadas, tanto Israel quanto o Hamas demonstram engajamento em buscar uma solução para encerrar o conflito que tem afetado a região nos últimos anos. A comunidade internacional está atenta aos desdobramentos das conversas no Cairo e espera-se que um acordo seja alcançado em breve para trazer uma esperada paz à Faixa de Gaza.