Eduardo Bolsonaro critica presidente do PL e divide candidatura à Presidência

Date: Sep 21, 2025
Image title: PIRASSUNUNGA, BRAZIL - DECEMBER 04: Federal Deputy Eduardo Bolsonaro looks on during a swearing-in ceremony for new air force cadets on December 4, 2020 in Pirassununga, Brazil. The ceremony is considered the most important of the year at AFA (Brazilian Air Force Academy) and marks the end of the four years of aviation, stewardship and infantry courses. (Photo by Rodrigo Paiva/Getty Images)
Image credit: Rodrigo Paiva - 2020 Getty Images
Link: https://www.em.com.br/politica/2025/09/7252938-eduardo-bolsonaro-ataca-presidente-do-pl-em-postagem-nas-redes-sociais.html

]este sábado (20/9), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) utilizou suas redes sociais para criticar o presidente de seu partido, Valdemar da Costa Neto. Vivendo nos Estados Unidos desde março, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro fez duras declarações após Costa Neto afirmar em entrevista que uma possível candidatura de Eduardo à Presidência da República em 2026 por outra legenda e sem o aval do pai poderia "ajudar a matar" Jair Bolsonaro.


Eduardo Bolsonaro não poupou palavras ao rebater as críticas de Costa Neto. Em sua postagem, o deputado ressaltou que não está disposto a fazer concessões falsas e a se submeter a esquemas questionáveis. Segundo ele, é momento de resgatar a direita, não de entregá-la nas mãos de oportunistas. O embate entre os dois membros do PL tem trazido à tona questões sobre liderança e apoio político.


Valdemar da Costa Neto afirmou que espera que Jair Bolsonaro seja o candidato da direita nas próximas eleições presidenciais. Entretanto, caso o ex-presidente não possa concorrer, caberá a ele escolher um substituto. O presidente do PL também ressaltou que Eduardo Bolsonaro deve obediência a seu pai, pois os votos que possui são atribuídos à figura do ex-presidente, e não a ele próprio. A tensão entre os membros da legenda sugere um cenário político conturbado nos bastidores.


Questionado sobre a obediência de Eduardo Bolsonaro às decisões de seu pai, Costa Neto enfatizou que o deputado precisa seguir as orientações de Jair Bolsonaro devido à origem de seu apoio eleitoral. A possibilidade de uma candidatura de Eduardo à Presidência da República sem o endosso do ex-presidente levanta questionamentos sobre os rumos do partido e as estratégias para as próximas eleições. A polêmica entre os líderes do PL promete agitar o cenário político nacional.