STF iniciará julgamento de denúncia contra deputado Eduardo Bolsonaro por coação em processo

Date: Nov 3, 2025
Image title: BUENOS AIRES, ARGENTINA - DECEMBER 04: Member of the Brazilian Chamber of Deputies Eduardo Bolsonaro speaks during the CPAC Argentina 2024, Conservative Political Action Conference, on December 04, 2024 in Buenos Aires, Argentina. The CPAC is considered the largest and most influential forum of conservatives and ultra liberals in the world. (Photo by Tomas Cuesta/Getty Images)
Image credit: Tomas Cuesta - 2024 Getty Images
Link: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/11/03/stf-marca-julgamento-de-denuncia-contra-eduardo-bolsonaro-por-atuacao-nos-eua-para-coagir-a-corte.ghtml

O Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao julgamento da denúncia apresentada contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação em processo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou o parlamentar de atuar em favor de sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. A análise ocorrerá no plenário virtual da Primeira Turma do STF, a partir do dia 21 de novembro, com previsão de finalização em 1º de dezembro.


Segundo a PGR, Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo teriam interferido no andamento do processo da trama golpista, que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, pai de Eduardo. Enquanto a denúncia contra Figueiredo será analisada em momento posterior, no julgamento que se inicia nesta semana será decidido se a denúncia contra o deputado federal será aceita. Caso a acusação seja confirmada, uma ação penal será aberta, deixando a apreciação do mérito do caso para uma etapa posterior.


Recentemente, a Defensoria Pública da União (DPU), responsável pela defesa de Eduardo Bolsonaro, apresentou uma resposta à denúncia, solicitando a sua rejeição. A defesa do parlamentar contestou as acusações de coação em processo e argumentou em favor do arquivamento da denúncia. A decisão do STF nesse caso será fundamental para determinar os próximos passos judiciais a serem tomados em relação à conduta do deputado.


A expectativa é de que o julgamento, que ocorrerá de forma virtual, seja acompanhado de perto pela sociedade e pelos meios de comunicação. A repercussão das acusações e a resposta apresentada pela defesa de Eduardo Bolsonaro têm gerado debates e análises sobre o papel do parlamentar no caso em questão.