Atividade econômica supera expectativas e cresce 0,1% em outubro

Date: Dec 13, 2024
Image title: NEW YORK CITY - SEPTEMBER 28: Products are locked behind glass as a person shops at a Target store in the Harlem neighborhood in Manhattan on September 28, 2023 in New York City. Citing “theft and organized retail crime," the retail giant has said it will close its East Harlem location next month along with eight other stores across the country. Numerous retail chains have experienced a surge in mass theft in recent years, resulting in injury to staff and having to lock up many products in their stores. (Photo by Spencer Platt/Getty Images)
Image credit: Spencer Platt - Getty Images
Link: https://www.infomoney.com.br/economia/ibc-br-previa-do-pib-avanca-010-em-outubro/

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou um avanço de 0,1% em outubro em relação ao mês anterior, conforme informou o BC na última sexta-feira (13). O número superou as projeções dos analistas, que previam uma queda de 0,2%. Apesar disso, houve uma desaceleração em relação ao aumento de 0,9% registrado em setembro. O índice subiu para 154,4 pontos, alcançando o maior nível da série histórica. Além disso, o crescimento do IBC-Br no terceiro trimestre foi revisado de 1,12% para 1,23%.


Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br apresentou um crescimento de 7,31%. Esse resultado ficou mais próximo do teto das expectativas, de 7,60%, do que da mediana, que era de 6,60%. O índice atingiu 156,0 pontos, sendo o quinto maior nível da série histórica, atrás apenas de alguns meses de 2023 e 2024. O setor de serviços e o varejo tiveram desempenho positivo, com as vendas varejistas aumentando 0,4% e o volume de serviços subindo 1,1%, surpreendendo positivamente. Por outro lado, a produção industrial apresentou uma queda de 0,2%.


Diante da economia aquecida, as preocupações com a inflação aumentaram no país. O Banco Central decidiu elevar a taxa Selic para 12,25% ao ano, com um aumento de 1 ponto percentual, e surpreendeu ao prever mais duas altas da mesma magnitude no futuro. As expectativas para a expansão do PIB deste ano são de 3,39%, de acordo com a Pesquisa Focus realizada pelo BC antes da decisão sobre os juros. Para 2025, a projeção é de um crescimento de 2,0%.