Líderes Europeus Acompanham Zelensky em Reunião com Trump na Casa Branca

Date: Aug 17, 2025
Image title: BERLIN, GERMANY - AUGUST 13: Ukrainian President Volodymyr Zelensky listens as German Chancellor Friedrich Merz (not pictured) speaks during a joint press conference at the Chancellery following a virtual meeting hosted by Merz between European leaders and U.S. President Donald Trump on August 13, 2025 in Berlin, Germany. The meeting was meant to clarify the European position prior to talks scheduled for Friday between Trump and Russian President Vladimir Putin in Alaska on reaching an end to the Russian war in Ukraine. (Photo by Omer Messinger/Getty Images)
Image credit: Omer Messinger - 2025 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/08/17/macron-merz-e-chefe-da-ue-vao-acompanhar-zelensky-reuniao-trump.ghtml

Uma comitiva de líderes europeus está programada para viajar para Washington D.C. para participar da reunião entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca na segunda-feira (18). O encontro ocorre após a recente reunião entre Trump e Vladimir Putin, que não resultou em um acordo de cessar-fogo. O objetivo da reunião é discutir os próximos passos para o possível término da guerra na Ucrânia, que já dura três anos e meio, iniciada por uma invasão russa.

Os líderes europeus anunciaram neste domingo (17) que acompanharão Zelensky na reunião bilateral com Trump. Enquanto os europeus e Zelensky buscam um acordo para finalizar a guerra da Ucrânia preservando a soberania nacional e a integridade territorial do país, Trump parece inclinado a direcionar as negociações para que Zelensky ceda territórios exigidos por Putin, algo considerado inaceitável pelos europeus.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que tanto Ucrânia quanto Rússia terão que fazer concessões para alcançar um acordo de paz. Rubio também mencionou que as garantias de segurança à Ucrânia serão discutidas na reunião de segunda-feira. A presença dos líderes europeus na Casa Branca indica uma tentativa de buscar participação nas conversas de paz e pode estar relacionada ao histórico conflituoso entre Zelensky e Trump, que protagonizaram um embate público em uma reunião anterior.

A reunião entre Putin e Trump na sexta-feira passada durou três horas e abordou questões comerciais e a situação na Ucrânia. Putin ressaltou a importância das parcerias comerciais entre Rússia e Estados Unidos, expressando o desejo de restaurar as relações entre os dois países. Trump, por sua vez, destacou a produtividade do encontro e a concordância em vários pontos, embora ainda não tenha sido alcançado um acordo de cessar-fogo para a guerra na Ucrânia.