Semana terá calor extremo, chuvas e temporais no Brasil

Date: Feb 16, 2025
Image title: NEW YORK, NY - JULY 27: A woman shades herself from the sun as she tries to keep cool along the Brooklyn Bridge during a heat wave on July 27, 2023 in the Brooklyn borough of New York City. New York City and much of the East Coast is experiencing an extreme heat wave with temperatures in the high 90's and a heat index of over 100 degrees. (Photo by Spencer Platt/Getty Images)
Image credit: Spencer Platt - Getty Images
Link: https://metsul.com/semana-de-perigo-tem-risco-triplo-calor-extremo-chuva-forte-e-temporais/

Uma semana de perigo se inicia no Brasil, com previsão de condições extremas de calor e chuva. O cenário atmosférico atípico para esta época do verão trará riscos triplos para a população do país. No Sudeste, o calor excessivo será um fator preocupante, enquanto no Sul, Sudeste e Nordeste são esperados episódios de chuva volumosa e tempestades isoladas.


O prognóstico da MetSul indica a presença de uma bolha de calor sobre o Sudeste do Brasil, resultado de um padrão de bloqueio atmosférico que reduz a chuva na região e eleva consideravelmente as temperaturas. Essa situação de bloqueio desloca a umidade amazônica, que deveria se concentrar no Sudeste, para áreas mais a Oeste, como Sul, Centro da Argentina e Uruguai. Este deslocamento propicia chuvas intensas e temporais diários, possivelmente severos, nessas regiões.


No Sudeste, o Rio de Janeiro está em alerta devido ao calor extremo esperado. A região enfrentará uma semana com temperaturas muito altas, próximas ou acima dos 40ºC, com a terça-feira sendo o dia mais crítico. A sensação térmica elevada, devido à umidade, torna o calor ainda mais perigoso, podendo impactar especialmente idosos e pessoas com doenças crônicas.


Já em São Paulo, os dias de calor intenso serão mais evidentes no interior e no litoral, podendo chegar a máximas acima dos 35ºC. A interação do ar quente com a umidade provocará chuvas e temporais isolados, trazendo o risco de alagamentos, inundações, raios e vento forte. Esta mesma condição também é prevista para o Sul do país, onde a atmosfera instável favorecerá episódios de chuva intensa e temporais isolados ao longo da semana.


Na Região Norte e Nordeste do Brasil, o destaque fica para a Zona de Convergência Intertropical, que pode resultar em chuvas volumosas e localmente excessivas, principalmente em áreas próximas à costa. Cidades como Natal, Fortaleza e São Luís devem ficar atentas a possíveis períodos de chuvas intensas, que podem causar alagamentos e transtornos.