Putin declina convite para cúpula do G20 no Brasil

Date: Oct 18, 2024
Image title: BERLIN, GERMANY - OCTOBER 19: Russian President Vladimir Putin attends a meeting to discuss the Ukrainian peace process at the German federal Chancellery on October 19, 2016 in Berlin, Germany. The leaders of Russia, Ukraine, France and Germany, known as the Normandy Four, met in Berlin to discuss implementation of the peace plan known as the Minsk Protocol, a roadmap for resolving the conflict in Ukraine after Russian forces invaded in 2014 and annexed the peninsula of Crimea. The United States has threatened renewed sanctions on Russia if the country did not either implement the plan in the coming months or arrive at a plan on how to do so. (Photo by Adam Berry/Getty Images)
Image credit: Adam Berry - 2016 Getty Images
Link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/18/putin-descarta-ida-a-cupula-do-g20-apos-pedido-da-ucrania-para-que-brasil-o-prendesse-minha-possivel-visita-prejudicaria-o-trabalho.ghtml

O presidente russo Vladimir Putin anunciou que não participará da próxima cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. A decisão veio após o procurador-geral da Ucrânia pedir às autoridades brasileiras para executarem um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional, emitido contra Putin em março de 2023. O presidente russo afirmou que não reconhece a autoridade do TPI e que "tais vereditos são fáceis de ignorar".

O Brasil enviou a Putin um convite padrão para as reuniões do G20. No entanto, não recebeu qualquer indicação de que o presidente russo planejasse comparecer, de acordo com autoridades do governo brasileiro.


Durante uma sessão de perguntas e respostas com a mídia dos países do BRICS, Putin comentou sobre uma proposta conjunta da China e do Brasil para solucionar a guerra na Ucrânia, apresentada em maio, destacando que poderia servir como base para encontrar uma solução equilibrada. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou a iniciativa, alegando que a mesma beneficiaria Moscou.

O presidente russo mencionou ainda um relatório que apontava a presença de um suposto arsenal nuclear na Ucrânia, classificando a informação como uma "provocação perigosa". Ele também reafirmou a disposição das tropas russas em continuar lutando pelo que chamou de "paz duradoura" na Ucrânia, acusando a Otan de envolvimento no conflito.


Apesar da pressão internacional, Putin visitou a Mongólia oficialmente em setembro, sem ser detido pelas autoridades locais, o que gerou críticas da Ucrânia como "um golpe na justiça internacional". Com 124 Estados-membros, o Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia, na Holanda, foi criado em 2002 para julgar crimes de guerra, contra a humanidade, genocídio e crime de agressão em casos em que os Estados não consigam ou não queiram julgá-los por conta própria. O TPI emitiu um mandado de prisão contra Putin por crime de guerra, acusando-o de deportação de crianças.